Enxergando o mundo com outros olhos

Há 18 anos a Montana Química realiza o Concurso Cartão de Natal, incentivando os filhos dos colaboradores a fazer um desenho com o tema natalino e a concorrer a prêmios, além de ilustrar os cartões de natal da empresa. O concurso é aberto para as crianças entre 5 e 14 anos e os desenhos de todos os participantes são expostos.

“O concurso é um incentivo à arte e à criação, um meio de levar o brilho e a esperança natalina aos olhos das crianças. O que, por sua vez, também nos traz encantamento e recordações sobre a nossa infância, nos faz refletir sobre o modo que elas enxergam o mundo”, diz Rosana Melo, responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Montana.

Atualmente, o Concurso Cartão de Natal possui duas categorias, a primeira com crianças entre 5 e 8 anos, e a segunda entre 9 e 14 anos. Os colaboradores recebem os temas e os passam aos seus filhos, para que possam elaborar os desenhos e devolver no prazo estipulado. Os prêmios são dados para as duas primeiras colocações das duas categorias, e os primeiros colocados ilustram os dois modelos de cartões que a empresa utiliza para desejar felicitações a seus clientes, parceiros e colaboradores. Os desenhos também são divulgados nas redes sociais e expostos nas dependências da empresa.

Em 1998, quando o concurso foi instituído, a votação era realizada pela Fundação Abrinq, da qual a Montana é sócia mantenedora. A Fundação foi um dos estímulos para a criação da campanha, que passou a ser uma das atividades de Responsabilidade Social da empresa, colorindo um pouco mais os olhos de todos. Hoje, a mesa de julgadores é formada por 10 colaboradores que não tenham filhos entre os participantes e a votação é feita em sigilo.

Para Rosana, o concurso é um meio de aproximar os colaboradores das ações sociais que a empresa aporta e pratica, de mostrar que o apoio social é fundamental, somente assim pode-se trabalhar para o desenvolvimento da sociedade e beneficiar o coletivo.