Pintou Parceria: programa de relacionamento e capacitação da Suvinil para 
pintores e pintoras comemora 1 ano 

Lançado em maio do ano passado, o Pintou Parceria, programa de relacionamento e capacitação dedicado a pintores e pintoras, idealizado pela Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, comemora seu primeiro aniversário e celebra as conquistas do período. Com o objetivo de valorizar, capacitar, comunicar e estreitar cada vez mais o relacionamento com os profissionais de pintura de todo o Brasil, o Pintou Parceria já soma mais de 100 mil contas impactadas no digital, incluindo mais de 90 mil seguidores nas redes sociais, além de milhares de profissionais treinados presencialmente.

O Pintou Parceria é um programa multiplataforma que se faz presente onde quer que pintores e pintoras estejam, permitindo que eles estabeleçam uma conexão direta com especialistas da marca, ouvindo o que eles têm a dizer no dia a dia, e auxiliando também na hora de conectá-los com outros profissionais da categoria e potenciais clientes. Todos os conteúdos disponibilizados pelo programa podem ser encontrados em diferentes canais, seja em ambientes físicos, digitais, seja no aplicativo, redes sociais, em casa, por meio de notebooks, ou nas lojas de tintas mais próximas.

“Nosso objetivo é estar onde os profissionais estiverem e reforçar ainda mais o legado da Suvinil na sociedade, estreitando o relacionamento de mais de 60 anos com um público tão importante – os profissionais de pintura. No primeiro ano de Pintou Parceria, já pudemos colher muitos frutos desse projeto que reflete nosso momento como empresa: queremos estreitar nossa relação com os principais públicos e facilitar a jornada de pintura de todos eles, em cada etapa em que estiverem presentes”, explica Céldia Bittencourt, Gerente sênior de Atendimento ao Cliente & Serviços ao Mercado da Suvinil.

O programa oferece diversos tipos e formatos de treinamentos e conteúdos educativos por meio de diferentes canais, sendo eles: o aplicativo Pintou Parceria Suvinil, onde encontra-se detalhes sobre produtos, técnicas de aplicação e outros temas como saúde financeira;  o Instagram do Pintou Parceria (54 mil seguidores), lançado para a comunicação exclusiva com pintores e pintoras, trazendo conteúdos produzidos para esses profissionais e dando voz e espaço para que pintores e técnicos contribuam ativamente com a categoria; o canal de YouTube do programa (mais de 368 mil visualizações), onde a fabricante oferece conteúdos especiais, tornando mais prática a capacitação dos profissionais, com aulas de pintores parceiros e consultores da marca; o grupo Pintou Parceria Suvinil Comunidade, no Facebook (mais de 28 mil membros), página de interação e conexão com pintores e pintoras; além dos treinamentos presenciais realizados em todo o Brasil.

“Acreditamos em um mercado cada vez mais profissionalizado e integrado. Criando esses canais de conexão com os pintores e pintoras, criamos um hub de trocas de experiências, conhecimento, técnicas e ainda movimentamos a rotina profissional de cada um deles, por meio do aprimoramento de aplicações e até indicação de novos clientes”, reforça Céldia. 

A executiva refere-se a outra frente importante do Pintou Parceria, o Encontre Seu Pintor, que conecta potenciais clientes e profissionais de pintura treinados e certificados pela Suvinil. Todos os pintores e pintoras que completarem os cursos: Sistemas de Pintura, Patologias e Postura Profissional no App Pintou Parceria ou nos treinamentos presenciais e receberem o certificado desses treinamentos, podem integrar esta rede exclusiva.

Profissionalização de pintoras mulheres

Dentro do Pintou Parceria, a Suvinil lançou uma frente dedicada exclusivamente a atividade das mulheres na categoria de pintura, o Pintou Mulher. Desenvolvido para apoiar e ajudar mulheres, de diferentes faixas etárias, na capacitação, desenvolvimento e ascensão na área, reforçando a importância do público no setor, esse lançamento consegue manter a marca ainda mais próxima das profissionais, propondo treinamentos, encontros presenciais, conteúdos diversos, com pautas atuais do universo feminino, cursos técnicos com especialistas da marca, além do endosso e apoio de pintoras influenciadoras que reforçam a presença ativa da mulher na categoria.

          

Para a pintora Rosimar do Carmo Santos, de Salvador (BA), o programa ajudou, principalmente, na organização do seu dia a dia profissional e, também, nas suas finanças. “Além dos conteúdos, que me trazem muito conhecimento, seja no presencial ou no online, o programa me dá muita visibilidade profissionalmente. Gosto dos cursos e do relacionamento que tenho com a marca e o time da Suvinil”, conta. No último ano, mais de 3,8 mil pintoras foram impactadas pelo programa.                                   

Em 2023, por exemplo, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Suvinil promoveu o Festival Pintou Mulher que ofereceu uma agenda completa de conteúdos que aconteceram ao longo de todo o mês de março, de forma 100% gratuita e com atividades presenciais e online, para fomentar, entre as mulheres, discussões como empreendedorismo, liderança, técnicas de pintura, e muito mais. O festival impactou mais 1.300 pintoras pelo Brasil.

Comemorações de aniversário        

Para comemorar o primeiro ano de Pintou Parceira, a Suvinil realizará, durante o mês de junho, diversas ativações digitais e presenciais para celebrar e reforçar o relacionamento dos profissionais com a iniciativa, bem como incentivar o consumo dos conteúdos disponíveis na plataforma e treinamentos que serão aplicados em diferentes localidades. Durante esse período, pintores e pintoras poderão conquistar materiais, ferramentas e uniformes, além de ampliar ainda mais seus conhecimentos na profissão, por meio de cursos e capacitações. 

No presencial, as ativações da celebração serão comandadas por técnicos da marca com presença regional em todos os estados. Já no digital, a medida que os profissionais interagirem com os contéudos terão seus pontos somados na plataforma, que serão convertidos em brindes, descontos e muito mais, podendo ser resgatados na loja de resgate da Suvinil no Pintou Parceria.

No dia 25 de junho, por exemplo, será realizado o treinamento online com especialista parceiro da Suvinil para apresentar as melhores técnicas para aplicação da nova massa para efeitos Toque da Terra. Para acompanhar, basta acessar o YouTube do Pintou Parceria e todas as demais ações que ocorrerão ao longo da campanha serão comunicadas pelas redes sociais do programa e no app.

Neste ano, a Suvinil segue incentivando e promovendo a valorização de pintores e pintoras para fortalecer ainda mais esse segmento. Novos cursos e módulos foram implementados na plataforma online em maio. Treinamentos presenciais e online referentes aos lançamentos da marca serão oferecidos ao longo do ano. Todas as novidades são divulgadas nos canais de comunicação do programa.