Sitivesp realiza 14º Fórum de Segurança e Meio Ambiente

No próximo dia 27 de outubro, acontecerá mais uma edição do Fórum de Segurança e Meio Ambiente, promovido pelo Departamento de Segurança e Meio Ambiente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp). O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo (SP), das 9 às 16 horas.

O objetivo do Fórum de Segurança e Meio Ambiente é difundir informações e a troca de experiências, reunindo especialistas em torno de ideias e soluções para as áreas de segurança, saúde e meio ambiente.

O evento é dirigido aos profissionais das indústrias de tintas, vernizes, da área química em geral e outros interessados, como técnicos e engenheiros ligados aos setores de segurança e meio ambiente ou que trabalham na prevenção e manutenção preventiva de equipamentos, além de estudantes.

Programação

A abertura do evento ocorrerá às 9h, com o pronunciamento do Presidente Executivo do SITIVESP, Antonio Carlos de Oliveira, e será seguida por palestras e debates que terão a participação de especialistas na área. Os temas a serem discutidos na edição 2016 do Fórum de Segurança e Meio Ambiente são:

  1. Áreas classificadas – Manipulação de inflamáveis: Como resolver os problemas das NR-10 e NR 20 de maneira revolucionária.

Palestrante: Nelson M. Lopez

Currículo:  Especialista em áreas classificadas, com mais de 50 anos de experiência em prevenção de explosões. Diretor Geral da Project-Explo, empresa de consultoria especializada em Áreas Classificadas. Presidente da Associação Brasileira para Prevenção de Explosões. Membro do Conselho de Certificação de Especialistas para áreas classificadas da ABENDI.

  1. Desafios e Oportunidades para a Gestão de Resíduos rumo à Economia Circular

Palestrante: Carlos Silva Filho

Currículo: Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie e especialista em Direito dos Resíduos;  Diretor Presidente da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais;  Vice Presidente da ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos);- Coordenador da Secretaria Subregional da IPLA – Parceria Internacional para expansão dos serviços de gestão de resíduos junto a Autoridades Locais, coordenada pela ONU – UNCRD;  Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”, além de outras publicações e artigos sobre gestão de resíduos; Conferencista convidado em eventos nacionais e internacionais

  1. Produtos Controlados pela Policia Federal no Transporte de Produtos Perigosos

Palestrante: Paulo de Tarso Martins Gomes

Currículo: Engenheiro Mecânico formado na Escola de Engenharia da UFRJ, com experiência em transporte e logística de produtos perigosos. Experiência profissional na Petrobras/ Reduc, Foster Wheeler (Projetos), Grupo Ultra (Ultracargo).  Ocupa atualmente a Presidência da ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos.  Tem atuado em órgãos públicos e entidades técnicas e setoriais como: ANTT, ANTAQ, IBAMA, CETESB, Secretaria dos Transportes São Paulo, ABNT, ABIQUIM, ASSOCIQUIM, NTC & LOGÍSTICA, SETCESP, GPT Dutra etc.

  1. Atuação do Corpo de Bombeiros em incêndio em terminal petroquímico.

Palestrante: Coronel PM Cassio Roberto Armani

Currículo: Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, tendo iniciado a carreira em 1982, e contando com mais de 25 anos de experiência nos serviços de bombeiros. É engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho e Mestre em Habitação (IPT). É especializado em Prevenção de Incêndio e em Comando e Controle Operacional (The Fire Sevice College -UK), e em Resposta a Emergências Químicas (TEEX – EUA).
Durante a carreira desempenhou diversas atividades operacionais (Capital e Interior), além de ter atuado na área de prevenção de incêndio.
Desde 2003 tem colaborado como membro em comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e após a participação em dois grandes incêndios em armazenamentos de líquidos inflamáveis e de produtos perigosos no litoral paulista, passou a integrar grupo de trabalho do CREA/SP. Tem proferido palestras sobre o tema em diversos locais do Brasil.
Atualmente é o subcomandante do Corpo de Bombeiros da PMESP.