Programa Colorful Communities da PPG revitaliza pintura de escola municipal em Pinhais (PR)

A PPG revitalizou, no último sábado (30), a pintura da Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atuba, em Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, onde a empresa tem uma de suas fábricas no país. Ao todo, sete salas de aula, o parquinho da escola, a fachada principal e dos prédios da diretoria e da biblioteca, o refeitório e corredores receberam nova pintura, feita por voluntários da companhia e membros da comunidade, beneficiando os mais de 200 alunos de educação infantil da escola.

A iniciativa faz parte do programa global Colorful Communities™ que, por meio da doação de tintas e do voluntariado dos funcionários, leva cor e brilho para as comunidades nas quais a PPG mantém operação. A companhia lançou globalmente em 2022 a campanha Novas Cores para Novos Começos, que marca o relançamento do programa após dois anos de pandemia e a volta da participação dos funcionários voluntários e da comunidade nos projetos. Mais de vinte e cinco instituições de ensino em todo o mundo foram revitalizadas em julho, com o objetivo de contribuir para a nova rotina dos alunos, uma vez que a covid-19 prejudicou o aprendizado de crianças e jovens globalmente. Na América do Sul, além de Pinhais, os projetos aconteceram em Sumaré (SP) e, pela primeira vez, no Chile.

Para a pintura da EM Anísio Teixeira foram doados 445 litros da Tintas Renner by PPG, marca do segmento arquitetônico da companhia. A ação contou com a participação de 120 pessoas, entre funcionários da PPG e da comunidade, cujo esforço criou um ambiente educacional cheio de vida e cor que estimula a criatividade e o aprendizado.

“O propósito de marca da PPG é proteger e embelezar o mundo, e o projeto Colorful Communities™ é uma chance de fazermos as duas coisas nas comunidades em que estamos. Nós sabemos também que um ambiente renovado é muito importante para a aprendizagem das crianças e jovens, porque ele aumenta o sentimento de pertencimento. Nunca é só pintar paredes: a gente promove a integração entre funcionários da PPG, membros da comunidade e os alunos”, diz Raquel Klemz, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.

Cores no ambiente de aprendizagem

Os especialistas globais em cores da PPG desenvolveram para a campanha Novas Cores para Novos Começos uma paleta exclusiva para a revitalização das escolas. “A cor pode melhorar o aprendizado e criar espaços onde os alunos se sintam confortáveis e encorajados”, afirma Kiersten Lent, gerente de cores e design de revestimentos arquitetônicos da PPG.

O uso das cores nas escolas cria espaços que permitem aos alunos momentos mais prazerosos ao lado dos livros, professores e colegas de classe. As cores estimulam a inteligência e melhoram o desempenho mental, preparando os estudantes e estimulando sua concentração, criatividade e produtividade. A paleta de cores combina com os objetivos de aprendizagem de cada sala de aula, considerando fatores que incluem a idade dos alunos e a influência cultural local. Todos os projetos de revitalização do mundo utilizam a Olive Sprig, a Cor do Ano PPG de 2022, um tom de verde acinzentado elegante, natural e versátil.