Feitintas, a grande oportunidade para o setor

narcisioDe 21 a 24 de setembro de 2016, acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, a Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos (Feitintas). Além da área expositiva, a 10ª edição está embasada em eventos de conteúdo, promovendo além dos negócios, a atualização profissional e a troca de informação qualificada.

Narciso Moreira Preto, Presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), que realiza a exposição, comenta sobre o mercado, as alternativas adotadas para impulsionar o aumento do volume de vendas no setor e as expectativas para a Feitintas neste ano.

“Para o evento de 2016 teremos uma entrada temática com a exposição de uma Cartela de Cores, apresentando as tendências para 2017, além de palestras técnicas programadas, que serão eventos importantes com o objetivo de divulgar informações e novas tecnologias para arquitetos, decoradores e especialistas em pinturas”, afirmou Narciso.

1-  Como está hoje o mercado de tintas, vernizes e correlatos?

Atualmente o mercado de tintas, vernizes e correlatos sente os efeitos da crise do País, principalmente porque os dois principais setores em que o nosso produto tem um volume significativo de vendas, imobiliário e automotivo, sofreram queda muito grande nos seus lançamentos.

2- Crise vai atrapalhar? Tem alternativa?

A crise acaba atrapalhando todos os setores de modo geral. Uma das alternativas em que estamos trabalhando é tentar aumentar o volume de vendas na área que temos maior oportunidade, que é o da renovação e conservação do patrimonio, incentivando o uso da tinta através da campanha, “Traga mais cor para a sua vida”. A campanha, planejada pelo Sitivesp, já está em andamento. A proposta é incentivar o uso de tintas em geral na renovação ou conservação do imóvel, estimulando o consumidor a reformar e proteger seu bem. Além dos consumidores, a campanha também atinge as redes de varejo, já que boa parte das consultas sobre tintas são feitas nos balcões das lojas.

O foco é mostrar como a utilização das cores tem um poder transformador, que pode mexer com as sensações e dar nova vida aos ambientes.

3- Em sua 10ª edição, a Feitintas se tornou um grande evento do segmento. Qual sua importância para os profissionais do setor?

Para os profissionais do setor a feira é uma grande oportunidade para conhecer os lançamentos dos expositores e estreitar relacionamento com os fabricantes.

4- Em sua análise, quais as perspectivas para o setor?

As perspectivas são boas, porque o governo está com um planejamento sério de ajustes internos e a maioria das consultorias já estão prevendo um PIB positivo a partir do ano que vem. Por tudo que estamos passando, ainda temos um grande déficit habitacional em nosso país. Os programas específicos relacionados a esta área, como o “Minha Casa Minha Vida” e o financiamento para imóveis novos e usados, acabam sendo uma ótima oportunidade para o nosso setor.

O Brasil é um País continental e, além de obras novas de infraestrutura e construção civil, existe o mercado de manutenção, quer seja da linha imobiliária, automotiva ou industrial.

5- Quais são suas expectativas para esta edição?

O Comitê Brasileiro de Cores foi  convidado pelo Sitivesp para criar o projeto para a entrada da Exposição na Feitintas. O nosso maior objetivo é trazer o público e o expositor para conhecer “UMA VIAGEM PELA COR”, que explora os sentidos e mostra um novo olhar para a sociedade atual.

SOBRE A FEITINTAS

Realizada a cada dois anos pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) e com organização da Cipa Fiera Milano, a Feitintas é um grande evento para o mercado de tintas imobiliárias, de repintura automotiva e industrial e complementos, e tem como objetivo ser uma facilitadora dos processos de sua cadeia produtiva, com ações que resultam na melhoria da competitividade e no crescimento do setor de tintas e vernizes, apresentando as últimas tendências e inovações ao mercado.

Com uma área total de 5mil m2, a expectativa é que o evento receba público profissional de 32 mil visitantes* durante os quatro dias de exposição. Entre os visitantes estão profissionais ligados ao varejo (lojas especializadas, revendas de materiais de construção e home centers), arquitetos, decoradores, designers de interiores, engenheiros, especialistas em pintura, químicos, empresas de pintura, proprietários e gestores de oficinas de repintura automotiva e a indústria em geral.