AkzoNobel e Dow se unem para revitalizar a Casa Restaura-me, em São Paulo

Duas gigantes do segmento químico, AkzoNobel e Dow, uniram forças para revitallizar e levar mais cor, por meio da pintura, à Casa Restaura-me, núcleo de convivência mantido pela organização Aliança de Misericórdia localizado no Brás, em São Paulo.

Com a ajuda de 100 voluntários, foram utilizados mais de 2 mil litros de tinta para colorir as áreas internas e externas do local. Rui Oliveira, frequentador da instituição, foi o grafiteiro responsável por levar desenhos e cores para o lado externo da casa. A ação contou com voluntários das empresas e também frequentadores da Casa Restaura-me.

A casa atende, por dia, cerca de 550 pessoas em situação de rua, focando em necessidades básicas e primárias como alimentação e higiene, mas também realizando atendimento social, jurídico, psicológico e médico; e fornecendo cursos de capacitação, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas. Dia 30 de novembro, foi realizado o mutirão de pintura, com cerimônia de entrega do projeto e confraternização que terminou com música do grupo Restaura-Samba, composto pelos frequentadores da instituição. O piloto da Stock Car Lucas Foresti apadrinhou a ação, visitou o local e colocou a mão na massa para apoiar a iniciativa.

“Com as tecnologias da Dow, nossas tintas se tornam muito melhores e mais seguras, protegendo e transformando os ambientes. Agora, levamos essa parceria a outro nível e nos unimos em prol de uma ação para levar cor e boas energias para pessoas que precisam de nossa atenção e apoio”, afirma Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.

“Esse projeto de pintura nos faz ver que a cor faz parte da nossa vida. Antes, minha história era preta e branca. Hoje, com a ajuda da Casa e essa ação, consigo ver tudo mais colorido”, comenta Aguinaldo, um dos moradores da instituição, durante os trabalhos de renovação do local por meio da cor. “Eu estava em situação de rua, e a Casa me deu uma oportunidade. Aqui, a gente pode se alimentar, voltar ao convívio social. Hoje, eu me sinto renovado”, conta. E conclui sobre poder ajudar na revitalização da Casa Restaura-me, retribuindo o apoio que encontrou lá: “Essa ação de pintura está fortalecendo o meu tratamento, porque sou um ex-dependente químico. Estou lutando para isso”.

A iniciativa de pintar a Casa Restaura-me faz parte do movimento Tudo de Cor, das Tintas Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, que, há 10 anos, renova espaços e leva autoestima a adultos, jovens e crianças por meio da cor. Nesse período, foram destinados quase 1 milhão de litros de tinta para a revitalização de mais de 10 mil imóveis espalhados pelo Brasil, com a ajuda de 45 mil voluntários, em mais de 1.800 projetos.

“É incrível como as oportunidades surgem nos mais improváveis momentos. Conheci o coordenador da Casa Restaura-me, Leandro Silva, em um acidente de trânsito. Ele parou o carro para me ajudar. Na ocasião, em um bate-papo, fiquei sabendo do brilhante trabalho prestado pela instituição e vi ali uma sinergia com o movimento da Coral. Logo envolvi a equipe do Tudo de Cor e, pouco menos de um ano depois, foi gratificante ver as paredes e o local ganhando mais vida com as cores, após um intenso mês de trabalho e um emocionante dia de voluntariado”, afirma Sergio Munhoz, diretor de Negócios Automotive & Specialty Coatings para América do Sul da AkzoNobel, que, conhecendo a dedicação à filantropia do piloto Lucas Foresti, sugeriu seu nome como padrinho desse projeto.

“Iniciativas como as do projeto Tudo de Cor proporcionam, além de uma conexão com a comunidade, um senso de propósito para nossos funcionários. Participamos deste mutirão pois esta ação vai ao encontro com as ambições da Dow: fomentar a inclusão e contribuir para o avanço da comunidade nos locais onde atuamos é um dos pilares da nossa companhia.“ Charly Eid, diretor comercial da Dow para o mercado de tintas para a América Latina.

A Casa – Fundada em 1999, a Aliança de Misericórdia é um movimento eclesial, constituído como Associação Privada de Fiéis, reconhecido e sediado na Arquidiocese de São Paulo, cidade que abriga a Casa Restaura-me. Sua variada gama de atendimentos ajuda no incentivo à convivência dos frequentadores da Casa Restaura-me em tempo integral, fortalecendo e concretizando os vínculos de confiança e respeito por meio da atenção individual e da escuta. Atualmente, a Aliança de Misericórdia está presente em mais de 40 cidades do Brasil e outros 7 países (Portugal, Itália, Polônia, Bélgica, Venezuela, República Dominicana e Moçambique).

A Casa Restaura-me está aberta para doações e ações de voluntariado:

Casa Restaura-me São Paulo

Rua Monsenhor de Andrade, 746 – Brás – SP

Telefone: (11) 3326-7134/3228-6503