Megamutirão Mais Vida nos Morros transforma 12 comunidades do Recife

O segundo Megamutirão Mais Vida nos Morros acontecerá no próximo sábado (14), a partir das 8h, com pintura de casas, muros, além de programação cultural e atividades lúdicas para as crianças. Nas últimas semanas uma série de oficinas, intervenções nos espaços públicos, arte urbana e requalificações foram realizadas junto com moradores, voluntários e os embaixadores Mais Vida nos Morros. A ação realizada pela Prefeitura do Recife, com o programa Chegando Junto, através do Mais Vida nos Morros e sua parceira Tintas Coral, está beneficiando cerca de 4,8 mil moradores de 12 comunidades das Zonas Oeste, Norte e Sul do Recife.

A expectativa é que participem cerca de 10 mil voluntários com a união dos esforços feita em conjunto com os embaixadores: artistas Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Dj 440, Gerlane Lops, Michelle Melo, Adriana B, João do Morro, Schevchenko e Elloco, Cannibal, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Também são embaixadores os chefs Carmem Virginia (Altar Cozinha Ancestral) e Thiago das Chagas (Retetéu), os ativistas Angélica Nobre (Angu das Artes), Fábio Silva (Porto Social), Bruna Monteiro e Dulce Gaioso (nomes à frente do Mãetamorfose), o educador João Correia (nome à frente do Cognitivo), o consultor Francisco Cunha, o artista plástico Manoel Quitério, o fotógrafo Max Levay e os atletas Kuki, Carlinhos Bala e Zé do Carmo. Como representantes das comunidades que tiveram suas vidas transformadas, também foram chamados os moradores Hamon Dennovan do Alto José do Pinho; Flávia Cristina de Pedra Bonita, no Vasco da Gama; e Marcos Batatinha, da UR-10, da Cohab.

A reunião de largada do Megamutirão aconteceu no dia 23 de outubro, em seguida, ocorreu a formação dos times. Todas as comunidades transformadas pela ação passaram pelo processo de mapeamento afetivo, quando voluntários e moradores passearam pela comunidade para identificar locais que poderiam ser espaços de convivência, áreas verdes e de lazer para as crianças. Os moradores puderam participar de oficinas de culinária sustentável, farmácia viva, horta caseira, brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, gestão de resíduos, fluxo de caixa para empreendedores, reciclagem criativa, com mobilização e intervenções urbanas. A primeira ação de pintura de casas do segundo Megamutirão ocorreu no dia 30 de novembro.

“O dia 14 de dezembro será um dia muito importante para a história da nossa cidade. Todos os servidores de todas as secretarias, voluntários, moradores, personalidades, estarão juntos nessa transformação. É o Recife unido para fazer a diferença e chegar junto de quem mais precisa. Um dia que a gente vai estar consolidando o protagonismo do cidadão, a cidadania ativa, o engajamento, a vontade de fazer a diferença não como uma política pública do Estado ou do Governo, mas de toda a sociedade”, afirma o Secretário de Inovação Urbana do Recife Tullio Ponzi.

“O Megamutirão é a síntese do movimento Tudo de Cor, da Coral, que há 10 anos busca levar cor, energia e autoestima aos mais diversos espaços e comunidades do Brasil, engajando e inspirando moradores e voluntários a criar locais mais agradáveis para se viver. Não poderíamos estar mais orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.

Através da parceria com as Tintas Coral, foram disponibilizados 28 mil litros de tintas para a pintura das casas, muros e fachadas das 12 áreas, com a atuação dos artistas plásticos Rafa Mattos (Borborema), Manoel Quitério (Jordão), Erinaldo Florim (Sancho), Bonny (Santo Amaro), Pixote (Vila União), Teogenes (Bola na Rede), Lídio (Arruda), Ítalo Bazon (Dois Rios), Nadílson (Rio da Prata), Carbonel (UR-01), Joubert (Alto da Bela Vista) e Michel (Vila São Miguel. As secretarias da Prefeitura do Recife também estão engajadas nas ações para envolver os moradores na transformação das áreas.

Chegando Junto

O programa da Prefeitura do Recife promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais. Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.

Programa Mais Vida Nos Morros

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores, de 32 comunidades do Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. Recentemente foi premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) como programa mais relevante para a primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos, desde 2012, pelos líderes formados no Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard. O Mais Vida nos Morros conta com a parceria da empresa Tintas Coral, por meio do Movimento Tudo de Cor.

Confira os locais das intervenções:

  • SANTO AMARO – R. Mário Albuquerque Cavalcante, Santo Amaro, Recife – PE
  • VILA UNIÃO – R. Nova Aliança – Iputinga, Recife – PE
  • BOLA NA REDE – Praça da Bíblia – Estr. da Mumbeca – Guabiraba, Recife – PE
  • ARRUDA – Av. Prof. José dos Anjos, 254 – Campo Grande, Recife – PE
  • BORBOREMA – Av. Mal. Juarez Távora, Boa Viagem, Recife – PE
  • DOIS RIOS – Rua Jornalista Edson Regis, Ibura, Recife – PE
  • JORDÃO – R. Sertânia, 101 – Jordão, Recife – PE
  • RIO DA PRATA – Rua Rio da Prata, Ibura, Recife – PE
  • SANCHO – Av. Tempo Feliz, 107 – Sancho, Recife – PE
  • ALTO BELA VISTA – Rua Dermeval Lobão – Ibura, Recife – PE,
  • VILA SÃO MIGUEL – R. do Mangue – Afogados, Recife – PE UR-1 – Rua da Cordilheira, 25 – Cohab, Recife – PE

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.