Guga pinta inusitada e troca bola com crianças na favela Santa Marta, no RJ

Às vésperas do início dos jogos do Rio, o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, voltou à quadra hoje para trocar bola com pequenos jogadores. O tenista subiu o morro Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro, e inaugurou a décima quadra do projeto “Quadras Inesperadas”, que promove a diversificação de esportes na comunidade por meio da criação de espaços inusitados para prática de atividades físicas. Além de estrear a primeira quadra de tênis da comunidade, Guga pintou o célebre coração no chão, numa referência à final que lhe rendeu o terceiro título no Grand Slam francês, em 2001. “Com esse projeto vemos a capacidade que o esporte tem em impactar e melhorar a vida das pessoas. Iniciativas como essa trazem a possibilidade de as crianças sonharem e acreditarem que dentro de cada um existe um campeão”, diz Gustavo Kuerten.

Gustavo_Kuerten_no_morro_Santa_Marta_1_bDesde junho, as “Quadras Inesperadas” estão sendo descobertas no Santa Marta pelo projeto “Tudo de Cor”, da Coral – marca de tintas decorativas da AkzoNobel -, em parceria com a agência NBS e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro. Paralelamente à quadra de tênis, também foram pintados espaços para a prática de vôlei, basquete, rúgbi, hóquei, tênis de mesa, atletismo, salto à distância, golfe e goal ball. O projeto usa a cor para dar vida aos lugares que ninguém enxergou como espaços para esportes. Com as cores, as áreas são demarcadas, dando origem às “Quadras Inesperadas”.

Gustavo_Kuerten_pinta_coracao_em_quadra_de_tenis_no_Santa_Marta_2_bO projeto “Tudo de Cor” atua no Santa Marta desde 2010, mobilizando moradores para renovar a pintura da fachada de suas casas e promovendo ações ligadas à arte de rua. “A pintura de hoje feita pelo Guga se junta ao esforço dos moradores do Santa Marta, de voluntários daqui e de fora do País, de funcionários e de parceiros da Coral para melhorar a vida por meio da cor, transformando as casas e a própria comunidade. A AkzoNobel acredita que para serem mais humanas, as cidades precisam de mais cores. A iniciativa global “Cidades mais Humanas”, inclusive, melhora, energiza e regenera comunidades no mundo inteiro. E o que acontece no Santa Marta é um exemplo disso”, afirma Daniel Campos, presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina.

Gustavo_Kuerten_troca_bolas_com_criancas_no_Santa_Marta_bPara disseminar a ideia da prática de esportes em qualquer lugar, foi criado o site www.quadrasinesperadas.com.br. Hospedado em creative commons, ele permite o compartilhamento e uso da ideia para o desenvolvimento do projeto. Lá está apresentado o passo a passo da ação para que ela possa ser reproduzida de forma independente em qualquer lugar do Brasil.