DuPont Advanced Printing participa da 1ª edição do Flexo Summit no Brasil

Entre os dias 22 e 23 de Maio, a DuPont Advanced Printing (DuPont) marcará presença na 1ª edição do Flexo Summit – Congresso Latino-Americano de Flexografia, uma iniciativa da Projeto Pack. Como ponto alto da participação, Shyamal Desai, gerente Técnico de Marketing para as Américas da DuPont Advanced Printing fará uma apresentação sobre ‘Como fazer uma embalagem brilhante?’. O especialista abordará as várias tecnologias DuPont com foco na otimização de processos e de custos para garantir maior competitividade para produtos e marcas no PDV.

“Constantemente, os impressores enfrentam os desafios de reduzir custos, aumentar a qualidade e reduzir a pegada ambiental.  Alinhados a esta tendência global, muitos donos de marca buscam reduzir a espessura de suas embalagens.  Neste cenário, o desafio para os impressores é garantir que a embalagem se mantenha atraente no PDV.  E para isso a flexografia ainda é a melhor opção.  O ganho em sustentabilidade, ao se usar flexografia ao invés de rotogravura, é comprovado.  Um bom exemplo é o sistema térmico de gravação de chapas FAST que é bem mais amigo do meio ambiente do que os sistemas que usam solventes.  Também é importante ter uma boa aplicação do branco para que a embalagem se destaque.  A indústria sempre usou a opacidade para descrever o branco, mas na realidade o branco é apenas uma dimensão; a granulação e o pinholinggarantem as outras duas dimensões.  Para altas luzes, a DuPont tem trabalhado com líderes da indústria, como Esko, cujo sistema Print Control Wizard permite conseguir excelentes altas luzes.  Assim como a retícula Bellissima, desenvolvido pela Hamillroad, garante altas luzes muito finos e fidelidade da imagem. O portifólio de chapas Cyrel® EASY é uma plataforma aprovada que permite que estas tecnologias brilhem.  Além disso, a plataforma DuPont EASY permite que donos de marca como Pepsico e Sanditos, e parceiros como SGS, utilizem a tecnologia de gama expandida, que otimiza os processos e reduz os custos.”

Além da apresentação de Shyamal Desai, a DuPont também terá um estande na área de exposição com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes presentes no evento e discutir as diversas tecnologias disponíveis para otimizar a impressão flexográfica no Brasil e na América Latina.

Um exemplo desta otimização é o resultado da impressão com o uso da tecnologia Cyrel® EASY (chapas que já vem de fábrica com a formação do ponto plano nas versões térmica – FAST – solvente, com superfície lisa ou modificada), combinada com as retículas EASY BRITE. Estas tecnologias vão ao encontro de uma demanda dos donos das marcas: impressões que garantam a atratividade do produto na gôndola, com cores vivas e brilhantes. “Já é um fato que a embalagem é um dos principais veículos de comunicação do produto/marca com o consumidor final. E quanto mais atraente e bem impressa, mais bem sucedida será esta comunicação”, pontua Shyamal Desai.

A combinação das chapas Cyrel® EASY com as retículas EASY BRITE, ambas em exposição no estande da DuPont no Flexo Summit 2019, garante:

  • melhor e maior consistência de impressão de grandes áreas de sólido;
  • maior qualidade de impressão:

o   camada de tinta uniforme;

o   eliminação da “marca de entrada” da impressão;

o   melhoria da aparência da impressão final;

o   melhoria da opacidade, redução do pinholing e da granulação.

  • flexibilidade ao permitir que as impressoras atinjam seus maiores níveis de qualidade com o set up existente.

Sobre o equipamento Cyrel® FAST 2000 TD, última geração da tecnologia, Desai explica que é possível gravar chapas flexográficas sem o uso de solventes químicos e soluções aquosas para revelação, além de garantir alta produtividade e qualidade para os usuários. A gravadora Cyrel® FAST 2000 TD atende ao principal formato de chapas utilizado no mercado (1.067 x 1.524 mm ou 42 “x 60”). Quando combinado às chapas Cyrel® EASY FAST, o sistema garante um resultado de impressão ainda melhor, com altíssima qualidade, seja para banda larga ou banda estreita.

Os participantes do Flexo Summit também poderão conhecer a nova chapa DuPont™ Cyrel® DLC para corrugado. Trata-se de uma chapa digital, macia e inovadora, que usa uma nova formulação de polímero, desenvolvida especialmente para o mercado de corrugado. Sua baixa dureza foi projetada para melhorar a impressão em chapas de corrugado recicladas ou mais finas, com o uso de tinta à base d´água.

“A chapa DuPont™ Cyrel® DLC melhora consideravelmente a cobertura de tinta sólida em chapas recicladas que são mais desafiadoras que as chapas de corrugado produzidas com matéria-prima virgem”, explica Shyamal Desai. “O feedback dos primeiros clientes relata não apenas o melhor desempenho da DLC em relação às chapas mais duras e líquidas, mas também em relação às chapas mais macias da concorrência.”

Os principais benefícios da nova chapa para os impressores são:

  • impressão superior de sólidos que permite o uso de um anilox de menor volume, ajudando a economizar tinta;
  • aumento da latitude de impressão;
  • não “esmagar” a chapa por impressão excedente;
  • melhor precisão na impressão dos códigos de barra;
  • excelentes áreas de impressão positiva e reversa.

No marco de seus 45 anos de história, DuPont™ Cyrel® segue entregando excelência em seus produtos, com atendimento técnico e comercial diferenciados, em uma constante busca por antecipar tendências, atendendo demandas atuais e futuras do mercado. Recentemente, cinco cientistas da DuPont Advanced Printing foram agraciados com o Prêmio Herois da Química 2019, concedido pela Sociedade Norte-Americana de Química (ACS) pelo desenvolvimento da chapa Cyrel® EASY. Cyrel® EASY já é considerada a tecnologia de maior sucesso e maior grau de conversão da história da marca Cyrel®.