Trabalho do PBQP-H em prol da qualidade completa 20 anos, com resultados muito positivos

No último dia 06 de dezembro, foram comemorados os 20 anos da criação do PBQP-H, Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. O evento ocorreu durante a Reunião do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), em Brasília, contando com a presença de lideranças dos diferentes segmentos da indústria de materiais de construção, entre as quais a Abrafati, representada por seu presidente-executivo, Antonio Carlos de Oliveira.

Durante a reunião, foi destacado que o PBQP-H vem sendo, desde 1998, um importante instrumento de regulamentação e estímulo ao cumprimento das normas técnicas de materiais de construção, assim como de elevação dos padrões de qualidade desses materiais. Os Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) que dele fazem parte – como o de tintas imobiliárias – são essenciais para esses avanços e têm trazido contribuições efetivas. Entre elas, o crescimento do índice de conformidade médio de materiais de construção, que era de 40% em 1998 e já alcançou 80%, percentual que segue aumentando ano a ano.

“Esse Programa, conduzido de forma muito competente pela arquiteta Maria Salette de Carvalho Weber, é um divisor de águas no mercado. Mudou a realidade dos materiais de construção no Brasil, contribuindo para elevar seu nível de qualidade, disseminar o uso das melhores práticas, impulsionar a inovação e a sustentabilidade”, afirmou Antonio Carlos de Oliveira, em discurso no evento.

Ele ressaltou ainda que a construção civil e todos os segmentos envolvidos com ela saíram ganhando e, mais importante ainda, foram enormemente beneficiados os indivíduos e famílias que vivem nas moradias construídas, reformadas ou renovadas com o uso de materiais em conformidade com as normas técnicas, produzidos ou importados por fabricantes qualificados pelos diversos PSQs.

Criado em 1998, o PBQP-H tem sido um importante instrumento de regulamentação e estímulo ao cumprimento das normas técnicas de materiais de construção, assim como de elevação dos padrões de qualidade desses materiais. O trabalho é desenvolvido por meio de diversos PSQs, entre os quais o de tintas imobiliárias, coordenado pela Abrafati.

“O PBQP-H é um divisor de águas no mercado, ordenando-o e estimulando a inovação, com benefícios claros para a sociedade e o consumidor”, afirma Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da AbrafatI. O PSQ de Tintas Imobiliárias é um dos destaques nesse universo, com resultados muito expressivos em termos de isonomia competitiva, estímulo à inovação e respeito ao consumidor.