Branco e prata são as cores preferidas na hora de escolher um veículo

A PPG revelou os dados mundiais de tendências de cores de veículos. Na América do Sul, com destaque para o Brasil, o branco e o prata continuam sendo a escolha mais popular para automóveis. Já o azul é a surpresa por registar o crescimento mais rápido em todo o mundo.

A preferência dos consumidores brasileiros por veículos brancos cresceu 1% este ano (apontava 37% em 2016). No geral, o neutro brilhante experimentou um crescimento de popularidade de quase 10% nos últimos cinco anos na região. Além disso, o prata também viu um pico favorável em 2017, com o sombra metálico aumentando 2%, de 29% em 2016 para 31% em 2017.

“A posição de liderança da PPG na previsão de cores e tintas nos permite analisar as tendências interculturais e interindustriais com nossos 20 estilistas globais de cores em sete países”, disse Jane Harrington, gerente global de Estilo de Cor Automotiva da PPG.

“Embora a gente saiba que as tendências das cores dos automóveis sejam inspiradas por várias indústrias, elas são únicas em comparação com a moda ou a decoração doméstica, uma vez que as tendências evoluem e mudam lentamente ao longo do tempo, em vez de significativamente ano a ano. Enquanto o branco, o preto, o cinza e o prata continuam sendo escolhas populares, estamos vendo um aumento constante no desejo de carros em diferentes tons de azul e marrom”, explica a executiva.

As preferências de cores automotivas da PPG, por região, para 2017 incluem:

·   América do Sul: o branco (38%) continuou dominando nesta região, com o prata (31%) logo atrás, aumentando 2% em relação ao ano anterior. O preto (10%), o cinza (9%) e o vermelho (8%) são outras escolhas populares.
·   América do Norte: o branco (25%) manteve-se constante como a principal preferência de cor, enquanto o preto (21%) e o cinza (17%) aumentaram 2% e 5%, respectivamente. O prata (13%) caiu 6%, sendo seguido de perto pelo vermelho e pelo azul (ambos 10%).
·   Europa: o branco (32%), o cinza (18%), o preto (17%) e o prata (9%) permaneceram quase consistentes em relação a 2016, enquanto o azul (9%) viu um aumento na preferência do consumidor.
·   Ásia-Pacífico: o branco (44%) permaneceu o mais popular nesta região. O preto (15%) vem a seguir, com o prata e o natural (que inclui o ouro, o bege, o laranja e tons de marrom) empatados com 10%.

O conforto dos neutros que os consumidores desejam na moda, na tecnologia e em suas casas faz com que o prata e o cinza continuem sendo populares nas cores automotivas em todos os tipos de veículos, devido a pequenas nuances em cores e raízes clássicas, observou Harrington. Matizes camaleônicos que têm tons cinzentos e azuis seguem sendo as melhores escolhas entre os consumidores, pois representam calma, conforto e um meio termo.

Tendências para 2021

As paletas de cores automotivas Relation CORE da PPG para os modelos 2021 incluem as seguintes histórias de cores que se conectam e ressoam com as mentalidades do consumidor atual.

– The Retreater – centra-se na necessidade de se ausentar das pressões e da superestimulação da tecnologia e das atividades 24/7. Este tema ressalta viver bem, encontrar tempo de sossego e criar oportunidades de calma, equilíbrio e paz. As cores são tons de terra inspirados em pedra, mármore, areia e argila combinados com tons pastel brancos. As tendências das cores automotivas cinza e natural são perfeitamente retratadas nesta história de cores, mostrada através de uma queda global de 1% na preferência pelo vermelho e em um aumento mundial de 2% na preferência pelo cinza;

– Dream Weaver – representa uma rebelião para viver bem, perseguir o prazer e viver corajosamente. A paleta eclética expressa decadência e um espírito despreocupado, refletindo os frequentadores de festivais e consumidores de espírito livre. As cores brilhantes saturadas são compensadas com tons escuros de alto brilho. As cores em camadas cromáticas em tons claros e vários graus de saturação expandem as futuras opções de cores automotivas, incluindo vermelhos atraentes, verdes incomuns e laranjas profundos;

– The Commoner – representa a simplicidade sem se desvincular do mundo. Os clientes atraídos por esta paleta se centram na criação de um estilo de vida minimalista com uma apreciação dos conceitos básicos sem confusão. As principais cores desta paleta são uma mistura de vermelhos quase primários, azuis, brancos básicos, castanhos naturais e verdes;

– The Brave – representa a transformação e a força, uma reação visual ao conflito global e à incerteza. Existe uma qualidade secundária subjacente de elegância e glamour, pois esta paleta integra tons de joias opulentas, como safira, marrons elegantes e neutros quentes.

Por mais de 80 anos, a PPG está na vanguarda da inovação dos revestimentos automotivos. A empresa combina seu amplo conhecimento no assunto e tecnologias de efeitos especiais com análises das tendências da indústria para auxiliar as montadoras do mundo todo no aprimoramento da imagem e identidade das marcas de seus veículos.

Como as cores de tintas da PPG são vendidas em mais de 70 países, desenvolver as tendências de cores é um esforço global e intercultural. A PPG tem 20 estilistas de cores no mundo inteiro especializados em indústrias que incluem eletrônicos de consumo, arquitetura, automotivo e aeroespacial. Esses especialistas estudam ideias do consumidor, tendências de materiais de construção, tendências de decoração e muito mais para selecionar uma previsão de cores que ressoe e reflita as atitudes atuais dos consumidores de diferentes culturas, regiões e mercados.