Mutirão de 20 pintores voluntários revitaliza APAE de Curitibano (SC)

No último sábado (28), a Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach, mantida pela APAE de Curitibanos/SC, recebeu revitalização feita por um mutirão de 20 pintores voluntários recém-formados da Universidade Futura do Pintor, um projeto pioneiro da indústria Futura Tintas, de São Paulo.

Paulo Roberto Chiarani, da loja Tork Tintas e Ferramentas, foi quem apadrinhou o projeto em Curitibanos, e também o responsável por selecionar os pintores, disponibilizar o local para as aulas e escolher a APAE para ser beneficiada. “A sede da Universidade do Pintor fica em São Paulo, e o curso que estava em Curitibanos faz parte do nosso Processo Itinerante, que leva a oportunidade da qualificação a pintores de várias cidades do país”, explicou Bell Zinn, educadora da Universidade.

O projeto vai muito além de um simples curso de pintura.  Os alunos de Curitibanos, que já são pintores, participaram do módulo “Academia do Pintor” que dá aulas de negociação, atendimento ao cliente, planejamento da obra, primor na execução, excelência na entrega e gestão de resultados entre outros temas. Os pintores também receberam orientações de empreendedorismo, noções básicas de administração e contabilidade, aprenderam a fazer um orçamento justo, a lidar com diferentes perfis de clientes, e se tornaram “Pintores de Alto Valor”.

SOLIDARIEDADE COLORINDO VIDAS 

Durante a ação, os pintores tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam no decorrer das aulas, mas em uma obra real e de maneira voluntária. “Os trabalhos tiveram início por volta das 09h e os pintores receberam a notícia da ação no mesmo dia, com muita alegria e entusiasmo”, comentou Bell Zinn, coordenadora dos cursos itinerantes da universidade.

Os 246 alunos atendidos ganharam uma escola com novas cores no muro, brinquedos e clínica. A escola soma 40 anos de serviços prestados a pessoas com deficiência. “O trabalho realizado pela instituição é muito importante para comunidade”, comenta Paulo. “O cuidado que as pessoas que trabalham nesta instituição têm com os alunos é muito especial. Quando visitamos, encontramos a necessidade de melhorar e dar novas cores ao ambiente”, completou.

“Ficamos muito felizes com o trabalho desses pintores maravilhosos, e agradecemos esse apoio da Universidade do Pintor e da Tork Tintas. Um ambiente colorido, com boa aparência trará alegria, ânimo e vontade do atendido frequentar a escola. E também vai gerar um bem-estar em todos que trabalham conosco”, comemorou Andrea Prestes Xavier, Diretora Pedagógica da APAE.

A UNIVERSIDADE FUTURA DO PINTOR

O projeto foi uma iniciativa pioneira do empresário Ricardo Stiepcich, sócio-diretor da Futura Tintas, com o objetivo de retribuir aos pintores a relação de confiança construída com a marca ao longo dos seus mais de 35 anos de história.

Uma estrutura de 1.800 m² no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, totalmente equipada para as aulas teóricas e práticas abriga o projeto. “Nosso principal objetivo é desenvolver profissionais capazes de atuar no segmento de pintura não apenas com qualidade técnica, mas principalmente com ética, responsabilidade e respeito aos clientes”, explicou Ricardo. “Acreditamos que o sucesso de um projeto como esse está na sua semente, em despertar nos pintores um novo olhar sobre a sua profissão e vida pessoal”, completou.

Para Sandra Campos, líder de marketing da Futura Tintas, uma das maiores vitórias está no fato de que a Universidade atravessa crises e mais crises incólume. “Enquanto diversos setores, inclusive o mercado de tintas, enxuga, demite e promociona, a gente continua investindo na formação, na transformação de vidas e na construção de uma nova economia”, comemora. “Outro objetivo da Universidade é auxiliar esses profissionais a entregarem não apenas um bom serviço de pintura, mas a criar uma relação duradoura e de confiança com seus clientes”, finalizou Sandra.

Amplitude

Os cursos na Universidade Futura do Pintor são totalmente gratuitos e, na sede em São Paulo, divididos em dois módulos: a Escola do Pintor, para quem deseja ingressar na profissão, e a Academia do Pintor, para quem já atua como pintor, mas busca aprimoramento. Ambos são ministrados por educadores solidários, funcionários da Futura. Fora da capital, o módulo itinerante da Academia do Pintor conta com o essencial apoio de lojas parcerias da Futura Tintas para levar a oportunidade de qualificação a profissionais de várias cidades do país.