Indústria de Tintas deve crescer 1% acima do PIB em 2017, segundo Abrafati

Depois de três anos seguidos de resultados negativos, a Indústria de Tintas deve crescer 1% acima do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). A previsão, baseada nos sinais positivos da economia e nas ações desenvolvidas pelo próprio setor, foi divulgada em coletiva de imprensa para apresentar o novo presidente da Associação, Antonio Carlos de Oliveira, no início da tarde desta quinta-feira (29), em São Paulo.

No dia anterior, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a economia brasileira irá crescer menos que 0,5% em 2017 e que a estimativa oficial do governo para o resultado do PIB do Brasil neste ano deve ser revisada para baixo nas próximas semanas.

As vendas dos primeiros meses de 2017 se mantiveram estáveis em relação ao mesmo período do ano passado. “Com base nesses resultados e na expectativa de negócios mais fortes no segundo semestre – uma tradição consolidada no setor –, estimamos um pequeno aumento das vendas em 2017 em relação ao ano anterior. Esse crescimento deve ser acima do PIB”, afirmou Antonio Carlos.

O motivo dessa expectativa moderada é a pequena recuperação nas vendas dos diversos produtos que são pintados – como veículos e os mais variados bens de consumo – e o início, mesmo que ainda tímido, de algumas obras ligadas à infraestrutura e à melhoria urbana.

A Abrafati acredita que a situação atual é transitória e que as perspectivas para médio e longo prazo continuam sendo favoráveis, pois o mercado é amplo e apresenta inúmeras oportunidades, em diversos segmentos. “Além da demanda reprimida, resultante de três anos consecutivos de vendas baixas, o País tem necessidade de investir pesadamente em infraestrutura e em habitação nos próximos anos, para atender às necessidades de crescimento e de melhoria das condições de vida. Esses projetos exigem a utilização de tintas, o que estimulará o nosso setor”, destacou Antonio Carlos.

Anos melhores virão

Aumento do consumo per capita e o foco em sustentabilidade essas são algumas das metas da nova gestão capitaneada por Antonio Carlos. “Nós tivemos um ciclo virtuoso de 18 anos que levou o setor para uma grande expansão tecnológica e comercial. Agora, temos de nos preparar para enfrentar novos desafios, como o aumento do consumo de tintas. Para isso, temos de mostrar os benefícios de todos os produtos, a importância de pintar a casa e como isso pode melhorar o dia a dia das pessoas”, explicou.

Quanto a sustentabilidade, o novo presidente da Abrafati afirmou que “está na hora de cuidar de todo o ciclo, desde de a matéria-prima até o destino final. A sustentabilidade tem de sair do discurso e se transformar em prática no setor.”