A divisão de negócios e revestimentos aeroespaciais da AkzoNobel está lançando o Aerofleet Training+ VR no País, desenvolvido em conjunto com a VirtualPaint Products, uma solução que simula o processo real de pintura de uma aeronave por meio da tecnologia de realidade virtual (RV). A inovação foi apresentada hoje, pela primeira vez, em evento no Centro de Treinamento da unidade de São Bernardo do Campo (SP) da multinacional holandesa de tintas e revestimentos.
Conforme explica Marcelo Fassina, gerente de Vendas Aerospace da AkzoNobel para a América Latina, a realidade virtual se tornou uma tecnologia transformadora no setor de revestimentos, principalmente no treinamento de novos técnicos. “Trazemos ao mercado nacional uma solução completa que inclui, além da ferramenta, o treinamento dos profissionais para manuseá-la com benefícios comprovados por nossos clientes que já a utilizam em outras partes do mundo como, por exemplo, a redução significativa de desperdício de material, já que a partir do uso do Aerofleet elimina-se a necessidade de tinta real nesse processo, o que traz grandes ganhos em termos de sustentabilidade”, conta Fassina.
Precisão e sustentabilidade em foco – A ferramenta está atrelada a todo um pacote de formação de pintura em realidade virtual para os clientes, incluindo hardware, software, atualização do Aerofleet Training+, serviço e apoio. O treinamento permite que os participantes pratiquem sem os riscos e custos associados ao treinamento tradicional com tinta. “Os aprendizes podem simular repetidamente técnicas como velocidade, distância e sobreposição da pistola de pulverização, eliminando o tempo de inatividade habitual para esperar a tinta secar ou a necessidade de redefinir seu trabalho fisicamente”, comenta Fassina. E completa: “Esse sistema não apenas acelera o processo de treinamento, mas também aumenta a segurança ao eliminar a exposição a compostos orgânicos voláteis (VOCs), reduzindo o impacto ambiental ao zerar o desperdício de tinta e a necessidade de limpeza da pistola com solvente”, completa.
Para realizar o treinamento em segurança, é necessário um ambiente de cerca de 3 metros x 3 metros livre de obstruções. O Aerofleet Training+ VR conta com duas opções de equipamento acondicionado numa mala para ser transportado com facilidade.
Com o Aerofleet Training+, a AkzoNobel traz um valor agregado único no mercado aos seus clientes do setor aeroespacial, incluindo primers, topcoats, vernizes e outros revestimentos específicos da multinacional. “Os clientes podem treinar simulando os produtos reais que pulverizam no ambiente de produção em vez de revestimentos genéricos. Para garantir que cada cliente tire o máximo proveito do seu sistema, o Training+ também inclui ambientes específicos da AkzoNobel com um catálogo de peças único e um nível personalizado de apoio e formação com os especialistas em aplicação de tintas AkzoNobel”, explica Fassina.
Amplo público-alvo – O perfil do cliente é muito amplo para essa tecnologia, na medida em que pode beneficiar qualquer empresa ou organização que aplique os revestimentos AkzoNobel. Fabricantes de aeronaves, empresas terceirizadas de reparos e manutenção, cursos técnicos e instituições de formação, e até mesmo companhias aéreas que realizam a própria manutenção de pintura podem se beneficiar do sistema, especialmente com a atual escassez de mão-de-obra qualificada em toda a indústria.
Aerofleet Coatings Management: tecnologia para manutenção – Para um pacote de soluções ainda mais completo, a AkzoNobel disponibiliza o Aerofleet Coatings Management, um serviço digital baseado em dados que ajuda as companhias aéreas e outros grandes operadores a adaptarem e otimizarem individualmente o cronograma de substituição e manutenção de revestimentos para aeronaves.
Os revestimentos exteriores evoluíram rapidamente na última década, passando de sistemas de camada única para sistemas de camada de base/camada transparente, prolongando a necessidade de repintura de algumas aeronaves até dez anos ou mesmo mais. Apesar disso, as aeronaves ainda tendem a ser retiradas de serviço para manutenção a cada seis ou sete anos, sem que se saiba realmente se é necessária uma repintura. “Muitas vezes, os aviões são repintados enquanto o revestimento ainda tem vida útil. A utilização do nosso serviço reduz os custos e aumenta a disponibilidade dos aviões até um ano. Com o tempo, a frequência com que os aviões têm de ser repintados diminuirá, o que é significativamente melhor para os resultados de uma companhia aérea e melhor para o planeta”, afirma o executivo.
O Aerofleet Coatings Management aborda essa questão capturando os dados de inspeções manuais e/ou operadas por drones, criando uma base de dados de todas as aeronaves de uma frota. O histórico inclui detalhes dos revestimentos utilizados (por exemplo, revestimentos de fase única ou de base/revestimento transparente), juntamente com dados da trajetória de voo (por exemplo, condições meteorológicas etc.) que afetam a integridade e a longevidade do revestimento aplicado.
Ideal para frotas com mais de 100 aeronaves, o serviço de inspeção é prestado por especialistas da AkzoNobel por meio de uma aplicação digital que armazena as variadas informações recolhidas. Em vez de utilizar simplesmente o tempo ou as horas de voo como base, mapeia-se apontadores tais como a espessura da película seca, a variação de cor, o brilho e o aspeto geral, sob a forma de um relatório de auditoria em um tablet. Os dados são depois enviados para uma base de dados que acompanha o desempenho da frota ao longo do tempo.
As inspeções manuais podem ser aprimoradas com vistorias automatizadas realizadas por drones, que tiram até mil fotografias HD. Isso normaliza a inspeção e é menos subjetivo. O algoritmo de aprendizagem automática dos drones analisa as imagens e identifica os problemas na superfície da pintura exatamente da mesma forma todas as vezes. É também mais rápido e mais aprofundado do que uma inspeção manual; um drone automatizado pode inspecionar uma aeronave de fuselagem estreita inteira em menos de uma hora. Quer o registo digital dos dados seja feito manualmente ou através de um drone, o objetivo é ter uma aeronave em terra apenas quando for realmente necessário.
O Aerofleet Coatings Management e o Aerofleet Training+ VR fazem parte de uma gama de serviços de apoio e de capacitação aperfeiçoada pela AkzoNobel Aerospace Business Solutions, uma nova segmentação, ainda mais estruturada, dos serviços já fornecidos pelas equipes de suporte técnico da AkzoNobel.