Dia Mundial do Meio Ambiente: BASF reforça compromisso para a um futuro sustentável

Incentivar a redução do impacto negativo no planeta e a adoção de uma postura consciente em relação ao uso de recursos naturais são alguns dos propósitos do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído há mais de 50 anos pela Organização das Nações Unidas, ONU. A proteção do meio ambiente leva em conta diversos fatores importantes e que fazem parte do nosso dia a dia, como o consumo e a proteção da água, a preservação da biodiversidade, o controle da poluição, o menor consumo de energia e a redução das emissões de CO2, entre outros.

“São inúmeras as iniciativas que adotamos, como indústria química global, com o objetivo de avaliar e melhorar as práticas de sustentabilidade em todas as frentes – desde sua cadeia de fornecimento, passando pela nossa forma de produção, até a entrega de soluções inovadoras que vão levar produtos sustentáveis para a sociedade nos mais diversos setores econômicos”, considera Caroline Lima Santos, Gerente de Sustentabilidade da BASF para América do Sul.

Uma das metas anunciadas pela empresa é a de alcançar o crescimento neutro em CO2 até 2050. O investimento até 2030 chega a €3 bilhões para alcançar neutralidade climática. E a empresa incentiva seus clientes a escolher produtos com menor pegada de carbono oferecendo com transparência os dados sobre as emissões da maior parte do seu portfólio.

Produção sustentável

Modernização do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo vai reduzir em 65% a pegada de carbono

Entre as várias iniciativas para alcançar essa meta, a marca de tintas decorativas da BASF, Suvinil, investiu R$ 50 milhões em um projeto de modernização do seu Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo (SP), que fabrica as tintas das marcas Suvinil e Glasu!. Pioneira no setor, a iniciativa, desenvolvida 100% no Brasil, otimizará o processo de produção das tintas da marca, reduzindo de 25 para 15 o número de matérias-primas necessárias para fabricação dos produtos, além de permitir a queda, em 65%, da sua pegada de CO2 no meio ambiente.

Em linha com a estratégia da BASF, a fabricante está em constante evolução de seus processos e soluções, buscando uma atuação cada vez mais inovadora, tecnológica e, principalmente, comprometida com o meio ambiente. Com isso, além de promover o aumento da produtividade, a modernização da fábrica possibilita a compra de menos matéria-prima e o menor consumo de energia, integrando os objetivos de negócio às metas ambientais.

Soluções com menor pegada

Uma base concentrada para lava-roupas líquido que otimiza o processo produtivo e resulta numa pegada de carbono 75% menor, numa redução de 67% no consumo de energia, além de acelerar o ciclo de produção em 4,5 vezes. Estes são os resultados de uma inovação importante, o SolupratTM Vegano, que atende a demanda por produtos mais sustentáveis no mercado de cuidado com a casa. A solução permite formulações biodegradáveis, de base vegetal e com baixo impacto ao meio ambiente, além de responder ao nicho de mercado dos veganos. Ele faz parte do B-Active+®, portfólio que oferece mais de 30 produtos com foco em sustentabilidade.

Outra forma de reduzir a pegada de carbono é inserir biomassa como insumo no processo produtivo. Esse recurso está sendo usado pela BASF inclusive em tintas automotivas mais sustentáveis e certificadas de acordo com a abordagem do balanço de biomassa. Já são oferecidos um verniz e um e-coat que evitam cerca de 40% de emissões de CO2, por camada de tinta. Essa contribuição que será capaz de permitir uma redução de 15 mil toneladas de emissão de CO2 até 2030 nas fábricas da BMW – primeiro cliente a adotar as soluções.

O respeito ao ambiente também ganha espaço nas ferramentas digitais, que permitem formulações mais eficientes. Como o EcoSun Pass metodologia que avalia os filtros UV presentes em produtos de proteção solar e fornece uma avaliação ambiental abrangente para garantir protetores seguros e ecologicamente corretos.

Ferramenta digital EcoSun Pass avalia formulações para garantir protetores solares seguros para o meio ambiente

Agricultura sustentável em evidência

A Divisão de Soluções para Agricultura da BASF também se destaca no desenvolvimento de inovações baseadas em sustentabilidade, sendo este um dos principais pilares para que a empresa aprimore tecnologias e as leve para o mercado. Em 2022, a BASF foi considerada a maior depositante de patentes relacionadas à agricultura sustentável no Brasil durante a última década, de acordo com estudo realizado de forma espontânea pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em parceria com a Coordenação do WIPO Green para a América Latina (LAC).

No total, o levantamento identificou 272 solicitações de patentes neste segmento realizados entre os anos de 2011 e 2021, número que conferiu à empresa a liderança no ranking. Essa conquista é resultado dos investimentos anuais em pesquisa e desenvolvimento realizados pela Divisão. São cerca de 950 milhões de euros investidos globalmente em soluções que contribuem, em equilíbrio com a sustentabilidade, com o aumento da produtividade e longevidade da agricultura, gerando valor à sociedade e as futuras gerações.

A BASF é considerada a maior depositante de patentes relacionadas à agricultura sustentável no Brasil

Biodiversidade protegida

A proteção do meio ambiente é outro caminho para combater as mudanças climáticas e evitar a consequente degradação da fauna e da flora, sobretudo no Cerrado brasileiro, o bioma mais afetado no país. Em 2017, a Fundação Eco+, consultoria e centro de pesquisa para Sustentabilidade, ajudou a Fazenda Água Santa, de Perdizes (MG), com um projeto para conservar a biodiversidade do local e mostrar que sustentabilidade e produtividade agrícola podem convivem em harmonia.

O Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC) completou um ano e resultou em um mapeamento das espécies de animais e plantas encontrados nos 1.800 hectares de vegetação nativa do Cerrado. Foi descoberto que a fazenda é lar de mais de 230 espécies de aves, o que representa cerca de 2% de todas as aves conhecidas no planeta. Ao final do projeto, em 2022, foi construída uma trilha ecológica para que estudantes de escolas públicas pudessem visitar a fazenda.

Fundação Eco+ ajudou no mapeamento de espécies e animais do Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado, em Minas Gerais