Vendas de tintas no Brasil cresceram 3,4% em 2023

O mercado brasileiro de tintas vendeu 1,871 bilhão de litros, em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira das Fabricantes de Tintas (Abrafati). O volume representa um crescimento de 3,4% na comparação ao ano anterior, o que significa cerca de 62 milhões de litros a mais. Este é o segundo melhor resultado da série histórica, apenas um pouco abaixo (-0,4%) do registrado em 2021.

A maior parte desse volume veio das tintas imobiliárias, com aumento de 3,6%. O destaque para essa linha ficou para a Região Sudeste, onde a expansão foi da ordem de 5,6%. Confirmou-se a manutenção da tendência de cuidar da casa, que ganhou tração durante a pandemia de Covid-19 e segue estimulando as pessoas a tornarem o local onde vivem agradável e personalizado.

Outro ponto alto de 2023 foi o desempenho das tintas industriais, com volume 3,2% superior ao de 2022: quase todos os subsegmentos dessa linha tiveram crescimento de 3% ou mais, com exceção das tintas para autopeças e para peças plásticas, que foram afetadas pelo mau momento do setor automotivo.

As tintas de repintura automotiva também viram as suas vendas aumentar, na faixa de 2%, descolando-se do desempenho das tintas automotivas originais, que teve pequena queda na produção de veículos no Brasil. Para 2024, a expectativa atual da Abrafati é de novo crescimento das vendas, na faixa de 2,0% a 2,5%.