PPG patrocina livro infantil e promove oficinas de leitura para alunos da rede pública de Sumaré

A PPG – por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura – patrocina a publicação do livro infantil “O Jardim de Olívia”. A obra, escrita por Lúcio Goldfarb e ilustrada por Pedro Menezes e João Menezes Wagner, terá três mil exemplares distribuídos, a partir de março, em escolas públicas de Sumaré (SP). A iniciativa está em linha com os objetivos da companhia de promover ações educativas nas comunidades nas quais está inserida abordando temas diversos como ciência, tecnologia e diversidade, equidade e inclusão (DE&I).

O livro tem como protagonista Olívia, uma menina cientista, que descobre o mundo por meio de suas percepções da natureza. Na história, Olívia está com dificuldades para aceitar a separação dos pais e a mudança de casa. Durante esse processo, ela descobre um talento natural para a observação científica, o que a ajuda a superar a dor da separação e a compreender a diversidade de famílias.

“Por meio de ‘O Jardim de Olívia’, temos a possibilidade de trazer para o dia a dia das crianças a visão de um mundo mais diverso e inclusivo, o que caminha lado a lado com os objetivos da PPG que busca criar oportunidades para as próximas gerações. A história também pode servir de estímulo para cientistas que esperamos inspirar e, quem sabe, ter em nossa empresa no futuro”, diz Raquel Klemz, Líder de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.

O projeto prevê também a realização de oito oficinas de contação de histórias, utilizando “O Jardim de Olívia”, com alunos de 6 a 8 anos da rede pública de Sumaré (SP). Nessa idade, o processo de alfabetização deve ser estimulado constantemente e, para isso, as oficinas funcionam como facilitadoras para introduzir a leitura na rotina das crianças utilizando a história tanto como ferramenta de aprendizado quanto para inspirar e incentivar a imaginação dos alunos.

“Nós criamos o Projeto Lendo o Mundo em 2016 para incentivar a leitura infantil e, desde então, já distribuímos 13 mil livros. É um prazer estar ao lado da PPG com um livro que foi um pouco inspirado na minha própria história, pois como os pais da Olívia, eu passei por um divórcio, vivido de forma respeitosa, com civilidade, impactando diretamente a minha filha, na aceitação e compreensão daquela mudança da melhor forma”, conta Lúcio Goldfarb, idealizador do projeto e autor do livro.