Empresa familiar para as próximas gerações

A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E O DESAFIO DA MANUTENÇÃO DA EMPRESA FAMILIAR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

 

As questões que envolvem o cenário nacional são complexas e de difícil solução. Ser empresário no Brasil, na atualidade e mesmo em outras épocas, é sinônimo de criatividade, persistência e resiliência. Nos últimos meses, os sobressaltos vivenciados pelas empresas e pela sociedade em geral envolveram: aumento dos combustíveis, aumento das tarifas de energia, escassez de água, aumento de impostos, redução do consumo, disparada do dólar, entre outros fatores que fazem com que o cenário fique nebuloso e incerto.

Muito embora o empresariado tenha que lidar com as dificuldades existentes na economia nacional, tendo períodos com maiores ou menores obstáculos ao crescimento organizacional, a empresa familiar sobrevive às intemperes, e continua sendo predominante na economia do Brasil e do mundo.

As organizações de natureza familiar são as maiores geradoras de emprego e renda neste país. Estima-se que empregue cerca de 60% da mão-de-obra brasileira, e que promova 48% da produção nacional.

Dentro de uma empresa familiar, sem duvida, o fundador é a pessoa mais importante, é o exemplo a ser seguido, pois ele tem todo o conhecimento, enfrentou crises e manteve a organização rentável e viva por muitos anos. Além disso, a imagem da empresa no mercado está ligada à personalidade do patriarca. Seus valores estão incorporados e definem a identidade organizacional. Então como substitui-lo?

O êxito da sucessão está no planejamento. A sucessão deve ter regras e etapas a serem seguidas pelo sucessor e resultados mensuráveis durante o processo de qualificação. O Processo de Qualificação de Sucessores é longo e requer disposição e disponibilidade para conduzi-lo.

A empresa só irá sobreviver, com uma estrutura profissionalizada que permita superar crises econômicas e cotidianas. Incluem-se neste último, as ações de Planejamento Sucessório, e os Programas de Qualificação de Sucessores. Este é um grande desafio que permite a perpetuação dos negócios de família.