GHS Sitivesp promove workshop sobre GHS

No último dia 24 de setembro, promovemos no SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), o Workshop “GHS – Novas Rotulagens das Embalagens de Tintas – Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos”. A decisão de promover o tema levou em conta o grande número de dúvidas registradas no Sitivesp.

Apesar da obrigação do uso da Rotulagem entrar em vigor a partir de 01/12/2015, muitas empresas ainda não estão adequadas para o início da nova obrigação. O que fizemos para todas as indústrias de tintas de São Paulo que foram convidadas, foi informar quais serão as suas obrigações e para os nossos associados agendamos horários para consultas com nossa assessoria técnica para que possam tirar dúvidas surgidas após o Workshop.

O primeiro palestrante, Mario Del Nunzio, da Afam Tec, enfatizou que a maior dificuldade  é o impacto do pequeno prazo para que tudo isso se concretize até 1º de dezembro. Segundo ele, não haverá nova prorrogação como já aconteceu. Isso quer dizer que realmente a grande novidade é a pressão que o grupo de empresas filiadas ao SITIVESP e todos os fabricantes de tintas terão para conseguir, em tão pouco tempo, materializar em suas embalagens todas as necessidades que o GHS exige, principalmente aquelas empresas que ainda não começaram a pensar no assunto.

Um dos pontos críticos para os fabricantes dessas misturas é que as composições são infinitas, logo, qualquer tipo de mudança significa um novo produto. Essa parte é difícil, sendo assim, é necessário um pouco mais de bom senso e interação junto ao governo e as instituições para que tudo tenha um final feliz.

Outro alerta que fizemos foi sobre as multas. Muitas delas têm valores elevados por isso é importante que as empresas estejam de acordo com as novas obrigações. Continuamos atentos ao tema e à disposição dos associados para tirar as dúvidas e retomar o tema.

Narciso Moreira Preto

Presidente Sitivesp