Autoatendimento é a atual tendência no varejo

O autoatendimento no setor do varejo vem crescendo, Laurenti, uma empresa brasileira de equipamentos de automação, está aumentando de modo significativo suas vendas para o mercado varejista.

Mesmo antes da pandemia, este tipo de produto já estava acentuando em razão da mudança do perfil dos consumidores, que procuram por novas experiências no momento da compra. Isso faz com que o varejo se torne cada vez mais ominichannel.

Em 2016, uma pesquisa da Croma Marketing Solutions, já apontava que 60% dos brasileiros preferiam o autoatendimento para realizar as suas compras. Esta constatação explica o desejo do consumidor em se sentir no controle de qualquer decisão.

A cultura empresarial deve impactar de modo direto na experiência dos usuários que procuram por marcas de acordo com seus valores pessoais.

Self checkout

Com a necessidade de distanciamento social, o autoatendimento está sendo uma saída para algumas empresas com objetivo de automatizar os processos e fazer com que a jornada de compra seja digital. O equipamento que está em mais destaque é o self checkout ou auto caixa.

Este produto é excelente para os clientes do varejo, pois a finalização da compra é mais rápida e fácil de manusear. O cliente pode conferir os produtos escolhidos, o preço que irá pagar em cada unidade e embala a compra à sua maneira. É um caminho que proporciona experiência ao consumidor e de fideliza o cliente à loja. Desta maneira, o cliente é o protagonista do varejo, pelo motivo de ter a liberdade de comprar cada vez mais o que quer, onde, quando e como deseja.

Experiência do consumidor

Esta nova maneira de compra permite que o cliente não tenha interferência de atendentes, não precisa aguardar em filas e não corre o risco de abandonar mercadorias. É uma solução que atende muito bem redes de supermercados, lojas de departamento, lojas de materiais de construção, farmácia e muito mais.

O self checkout é um equipamento com ênfase no setor varejistas com o objetivo de diminuir filas e aperfeiçoar o atendimento das lojas.

E as suas vantagens são a redução de custos operacionais, investimento em curto prazo, mídia espontânea, agilidade no processo de compra, aumenta a quantidade de atendimento para os clientes, otimiza a equipe de colaboradores, aumenta produtividade, otimiza espaços, é uma inovação tecnológica, necessita apenas da presença de um funcionário para orientar o cliente e a equipe interna pode se responsabilizar por outros serviços do estabelecimento comercial.

Outros comentários

O self checkout é uma substituição do ser humano por uma máquina, algo que é visto com más olhos. Mas tudo que é criado em softwares e ferramentas digitais é para prevenir uma repetição de erros, o humano pode trabalhar de modo mais estratégico e em atividades que agregam valor no seu serviço.

Com isso, otimiza o pagamento de salários e pode investir em outros setores do estabelecimento a fim de trazer resultados como um todo para a loja, buscando crescimento no empreendimento. As lojas precisam se preparar mais para esta realidade que é uma exigência do consumidor final. Supermercados e outros segmentos do varejo não deve ignorar esta tecnologia.