As
vendas do varejo ampliado, que incluem material de construção e automóveis,
devem crescer 0,66% no 3º TRI, frente ao 2º TRI, segundo índice de intenção de
compra de bens duráveis do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e
Mercado de Consumo (IBEVAR). Já em comparação ao mesmo período do ano passado,
a projeção de crescimento é de 2,12%.
A pesquisa Intenção de Compra é feita a partir de dados coletados nas redes
sociais e em previsões econométricas (tendências, renda real, taxa de juros,
inadimplência e prazo médio).
Para o presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, ainda é possível
perceber um receio dos consumidores em comprometer o orçamento com gastos
extras. “Alguns fatores podem influenciar na decisão das pessoas que pretendem
efetuar uma compra, como a desconfiança com relação ao emprego, juros altos e a
inflação”, explica.
A alta nas vendas do 2º para o 3º TRI tem maior influência das categorias de
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria (1,35%), artigos de
uso pessoal e doméstico (1,30%), escritório, informática e comunicação (0,94%)
e tecidos, vestuários e calçados (0,79%). Já para as vendas de livros, jornais,
revistas e papelaria, o IBEVAR projeta um recuo de -8,33% no terceiro trimestre
de 2019.
2020-06-30