Papo de lojista sobre relacionamento com os clientes é um sucesso

O relacionamento com os clientes é um assunto essencial para quem quiser ter sucesso no setor de tintas. Isso ficou claro no Papo de Lojista desta quinta-feira (25) tantos pelas declarações dos participantes, como pela repercussão do programa.

É bem verdade que a credibilidade de Maria Cristina Potomati Fiuza, diretora-geral da Lukscolor, Rafael Ferreira, gerente comercial da Montana Química, Ary Machado, diretor comercial da Universo Tintas, e Andre Zamana, gerente de vendas na Tigre Pinceis, ajudaram muito no grande número de participações e de visualizações. Entretanto, o alto nível do debate fez a sexta edição do Papo de lojista romper a bolha do setor e ganhar destaque no site da Escola de Varejo Aplicado.

Live foi uma verdadeira aula de mercado

A fama que os entrevistados têm no mercado não é à toa. E isso ficou comprovado em cada resposta, que parecia uma verdadeira aula. Maria Fiuza, por exemplo, revelou que é essencial ter empatia, se colocar no lugar do cliente para buscar entender quais são suas necessidades e compreender os problemas. “Um relacionamento comercial verdadeiro com valor é o diferencial”, afirma a diretora.

Já para Rafael Ferreira, o relacionamento é a evolução do atendimento, pois “devemos tratar o cliente como gostaríamos que fossemos tratados. É uma questão de ouvir as pessoas e estar de corpo e alma com ela, é ter empatia e paixão pelo o que faz.”

André Zamana avalia é importante ter que a cadeia varejista busque entender quem são os clientes e faça um atendimento personalizado, que seria o início de uma relação única com o consumidor em questão. “E ter uma intensidade no diferencial na hora de apresentar o produto também pode melhorar o relacionamento.”

De acordo com Ary Machado, os varejistas fazem parte do cotidiano de todos e, por isso, devem ajudar o cliente na resolução de pequenas dificuldades, pois isto é uma atitude que faz a diferença no momento de criar a relação com o cliente. “É ter uma cidadania respeitosa.”

Quem perdeu este Papo de lojista tão especial e todos os outros pode assistir na página do Facebook da Artesp.

Deixe uma resposta