Governo de SP prorroga quarentena até 28 de junho e atualiza flexibilizações em cidades

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que irá prorrogar a quarentena em todo o estado até o dia 28 de junho. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10). Na ocasião, também foi apresentada a nova atualização do Plano São Paulo, que apontou mudanças de fases nas regiões do interior. É o quinto período de quarentena no estado de São Paulo. Esta nova quarentena será denominada ‘quarentena heterogênea’, onde será aplicado o Plano São Paulo.

A Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15).

De acordo com o plano, que trata da retomada gradual das atividades no estado, as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente estão entre as áreas que merecem atenção. Presidente Prudente e Barretos, que estavam na Fase 3 do Plano São Paulo, agora estão na Fase 1 das orientações do governo do estado de São Paulo, que aumenta as restrições nos municípios. “A recomendação é de aumento da restrição, de endurecimento das medidas restritivas, devido ao momento de atenção que estamos vivendo”, alertou a a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

“Há uma tendência em todo o interior de evolução dessa pandemia e de um momento de controle”, disse Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Social. “A partir da próxima segunda-feira (15) essas regiões avançam para a próxima fase, seja na regressão, seja também no avanço daquelas que estavam em vermelho e vão para o laranja. Então até domingo (14) segue a quarentena atual, e a partir da segunda-feira até o dia 28 seguimos o novo modelo, disse Vinholi.