Tintas Eucatex dá dicas sobre como as cores podem influenciar o humor na quarentena

Desde o início da quarentena, a maioria das pessoas tiveram de adaptar suas rotinas e espaços de trabalho para o ambiente doméstico e lidar com uma variedade de emoções que vieram à tona neste período, nos trazendo mais introspecção e reflexão. Em meio a todas as preocupações inerentes à grande transformação que a crise mundial da COVID-19 nos traz, além dos cuidados relacionados à higiene e prevenção, é preciso estar atento aos impactos causados no emocional das pessoas, e as cores podem ser grandes aliadas neste sentido.

 

Todos os anos, a Tintas Eucatex realiza um estudo para determinar qual cor seguirá como tendência no ano seguinte, levando em consideração não somente aspectos de consumo, mas também características comportamentais e necessidades da sociedade contemporânea. Estes tons servem como uma ferramenta de apoio para despertar emoções importantes dentro dos períodos examinados, assim como para “neutralizar” aspectos que não nos fazem bem.

 

A partir das últimas cores do ano, a Tintas Eucatex traz algumas dicas de como inserir tonalidades na decoração a fim de ajudar a ter mais harmonia no lar e a enfrentar momentos emocionalmente mais difíceis ou confusos.

 

Modernismo

Eleita como a cor de 2020, Modernismo (2199E) é um tom de rosa claro, com nuances de cinza e azul, que traduz as emoções de afeto, compreensão, doçura e prosperidade. Uma tonalidade que surgiu em meio a um momento de polaridade política e acirramento de opiniões, por isso, traz um incentivo ao diálogo e a intenção de construção de um futuro melhor.

Por ter um aspecto mais neutro, pode ser incorporada à decoração em doses generosas, e une os significados das cores rosa e azul, sendo ideal para quem precisa de leveza e tranquilidade. Uma ótima opção para os ambientes íntimos da casa, como quartos e salas de estar.

 

Especiaria Antiga

Em 2019 foi a vez de Especiaria Antiga (2145E), uma tonalidade que também traz um pouco de rosa, mas desta vez mais fechado e ligado à terra. Essa cor remete às nossas raízes e à nossa herança cultural derivada da época colonial, quando as casas eram pintadas com cal, tingida por pigmentos naturais.

Por ser um tom forte, é indicada certa moderação quanto à quantidade dentro dos ambientes. Ao misturar tons de rosa e vermelho, é uma cor muito estimulante e elegante, que incentiva ao convívio social. É indicada para fachada das casas, áreas externas como jardins e varandas, além de ser ótima para cozinha e salas de estar.

 

Eucalipto

A cor verde é repleta de significados, pois sugere uma conexão com a natureza, saúde, energia, liberdade e esperança. Em 2018, Eucalipto (2938E) foi eleita como cor do ano da Tintas Eucatex trazendo à tona esse misto de boas vibrações, em um tom mais delicado e puxado para o acinzentado, que inspira o vínculo e a reflexão sobre o meio ambiente.

Um ótimo recurso para quebrar espaços muito estimulantes, devido a sua aura de compostura e seriedade. Já em locais muito neutros e frios, essa cor acrescenta um pouco de conforto e acolhimento. Uma tonalidade que abraça todas os ambientes e sensações, justamente por propor o equilíbrio e despertar leveza, tranquilidade e harmonia, permeada por estilos que vão dos mais étnicos aos mais cosmopolitas.

 

Arquipélago

Com característica mais vibrante, Arquipélago (2412E) foi a cor de 2017. Esse tom de azul representa um ponto de equilíbrio entre a paz, a calma e a tranquilidade que as pessoas buscam para seu cotidiano e a necessidade do novo, criativo e inovador. Assim, essa cor proporciona, num só tempo, confiança e bem-estar.

O azul é uma cor muito popular e, por trazer esse aspecto de tranquilidade, principalmente, em escalas mais claras, é muito indicada para ambientes em que se quer “desacelerar”. Por isso, é uma ótima opção para os quartos e salas de estar. Nos locais onde é necessário mais estímulo, opte por tons escuros, que ajudarão a conferir um aspecto de maior sobriedade, credibilidade e confiança, como em home offices e cozinhas.

As cores têm o poder de trabalhar as nossas emoções e ajudar a incorporar as vibrações que precisamos em cada ambiente no qual vivemos. Aposte nelas para pintar uma parede ou até incorporá-las em detalhes dos projetos de decoração.