Tintas MC completa 56 anos com um presente especial para os pintores

A Tintas MC faz aniversário e quem ganha o presente são os pintores. No dia em que completou 56 anos, nesta quinta-feira (16), uma das maiores redes de lojas de tintas do Brasil anunciou que irá doar uma ajuda de custo de R$ 200,00 para mais de 200 pintores de todo Brasil, e o anúncio foi feito ao vivo no Programa Papo de Pintor

“Em meio a esta nova realidade instalada, com a pandemia do coronavírus (Covid 19), quarentena, obras paradas, pintores parados, pensamos ‘Como comemorar nosso aniversário?’ E decidimos que a melhor forma de comemorar é ajudando quem tanto nos ajudou a construir nossa história: os pintores do Brasil”, orgulha-se Flavia Sá, diretora de Marketing da Tintas MC.

“Construímos uma corrente do bem com nossos principais fornecedores. Temos certeza de que incentivaremos outras empresas a também se engajarem para aumentar essa corrente de ajuda a estes profissionais que são nossos maiores parceiros no dia a dia”, afirmou Renato Sá, diretor Estratégico da Tintas MC.

Os fornecedores patrocinadores deste projeto ao lado da Tintas MC são Atlas, Brasilata, Coral, Eucatex, Norton, Sherwin Williams, Suvinil e Tigre.

A Tintas MC completou no dia 16 de abril 56 anos de história com 87 lojas próprias e 33 franquias, um total 120 lojas, que hoje já se espalham por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina. “Uma história escrita por uma grande família, da qual fazem parte todos os funcionários e parceiros. Juntos, esta grande família se prepara para os próximos 56 anos de sucesso”, completo Renato Sá.

Histórico Tintas MC

A história da Tintas MC começou na Rua Conselheiro Justino, no bairro da Mooca, em São Paulo. Uma rua que nem existe mais, mas que viu nascer o sonho de um casal: Manuel e Cleyde, o casal MC.

Manuel teve a ideia de criar uma grife no mercado de varejo de tintas. Isso em uma época em que as lojas da concorrência eram semelhantes a depósitos. Manuel então, convidou o seu irmão Armando para a realização deste sonho. E assim, em 1964, inauguraram a primeira loja de Tintas MC.

Como o seu principal produto eram tintas automotivas e como era época de Roberto Carlos, da Jovem Guarda e do calhambeque bi-bi, escolheram como logotipo um calhambeque. O sucesso foi tão grande que em um ano a sede foi transferida para um lugar maior, na Rua Tobias Barreto, no Belém.

Para dar mais força ao negócio, em 1968, Manuel chama para juntar-se a eles seu irmão Amílcar. Juntos, surpreenderam o mercado e superaram as expectativas, abrindo uma série de lojas importantes.

Foi então que a família partiu para um vôo ainda maior, ser pioneira no lay out interno e externo de lojas. O vanguardismo foi total. Em 1975, inauguraram a décima primeira loja, um prédio administrativo e depósito na Rua Humberto I, na Vila Mariana.

O novo logotipo representava os prédios da cidade de São Paulo ao cair da tarde, uma referência clara ao novo foco das Tintas MC, as tintas imobiliárias. As lojas eram envidraçadas e o lay out interno, nunca tinha sido visto em lojas de tintas da época. Realmente, uma rede de lojas de grife.

E então, ao contrário do que muitos pensavam, esse lay out arrojado, limpo, não  espantou os pintores e mais passou a atrair as exigentes mulheres de São Paulo que, antes da MC, simplesmente não entravam em lojas de tintas. “A Tintas MC quebrou o paradigma de que tinta era coisa somente para pintores”, garante Renato.

Em 1995, mais um pioneirismo:  a Tintas MC abriu as portas da maior loja de tintas do Brasil da época, com uma Superloja, Centro de Distribuição e um prédio administrativo com 11 mil e 500 metros quadrados de área construída.

O logotipo também foi redesenhado e ganhou um desenho em sintonia com a linguagem eletrônica e informatizada dos novos tempos.

Em setembro de 2016, a Tintas MC anunciou um projeto de expansão dividido em três frentes: continuar com lançamentos de lojas próprias, aquisição de outras lojas e redes e a abertura de franquias da marca.