Lojas de tintas não podem abrir as portas na cidade de São Paulo a partir desta sexta (20)

As lojas de tintas da cidade de São Paulo não poderão abrir as portas a partir desta sexta-feira (19). A proibição é por conta do decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDSB), determinando o fechamento do comércio na capital paulista para evitar a propagação do coronavírus. A medida vale até o dia 5 de abril.

Os estabelecimentos comerciais que se encaixam na medida só poderão manter seus serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares, com entregas a domicílio (Delivery).

Segundo a prefeitura, a medida não vale para farmácias, supermercados, padarias, feiras livres, mercados, lanchonetes, restaurantes, lojas de venda de alimentação para animais e postos de combustível. Esses estabelecimentos terão, no entanto, que intensificar as ações de limpeza, além de disponibilizar álcool em gel para os clientes. Eles também terão que manter espaçamento mínimo de 1 metro entre as mesas para seus clientes.

O decreto estabelece ainda que caberá às subprefeituras da capital suspender os Termos de Permissão de Uso dos profissionais autônomos localizados em áreas de grande concentração de ambulantes. Caberá também à Guarda Civil Metropolitana intensificar a retirada de todo o comércio ambulante ilegal.