A 45ª loja da rede Tintas MC busca mudar a experiência do consumidor na hora de escolher as cores que vão comprar
Você já pensou em uma loja de tintas sem latas de tintas? A Tintas MC sim. Depois de 53 anos de história, a rede abre sua 45ª loja repleta de inovações. É uma loja conceito para receber arquitetos e clientes num espaço extremamente agradável e convidativo. “A MC sempre foi inovadora. Ela que mudou, na década de 1970, o conceito de uma loja de tinta. Depois, foi uma das primeiras a investir no sistema tintométrico. Na sequência, investiu em layout mais produtivo de loja. Fazia um tempo que ela precisava dar uma inovada”, orgulha-se Renato de Sá, diretor de Marketing da Tintas MC. Para ele, a diferença já começa do lado de fora e ao entrar é puro encantamento. “Ela está situada em um dos bairros mais elegante de São Paulo, os Jardins. Na Lorena com a Melo Alves. A loja tem um pé direito duplo, toda de vidro e um layout completamente diferente.”
A loja veio com a proposta de proporcionar maior comodidade e segurança na escolha na cor. Para isso, foi criada um catálogo de cores diferente, que possibilita que os compradores a pegarem a cor na mão na hora literalmente. Ao todo, são mais de 500 cores expostas em um painel de cubos pintados à mão. “O Cubo mágico, como nós batizamos, são cubos com seis lados de 30 centímetros, cada lado de uma cor. Você tem a sensação de ter a cor na mão”, explica.
O cubo mágico pode interagir com outro diferencial, um painel de luzes, que conta com dois tipos de luzes amarela e dois tipos de luzes branca, que possibilita o cliente a testar o efeito da cor em diversas tonalidades de iluminação para ter a noção exata do resultado final. “Conseguimos mostrar ao consumidor a influência que as luzes têm em cada cor”, acrescenta.
Renato lembra que a MC Select inovou também em um painel magnetizado, no qual o cliente pode testar texturas, mármores e combinações. “O grande diferencial é uma loja sem tinta. Uma loja onde a aplicação, a experiência em estar com a cor na mão, com um atendimento diferenciado é muito mais do que um monte de lata de tinta. Fazer com que o consumidor, a família e o arquiteto tenha vontade de sair de casa e ter essa experiência de uma compra.”
Outro diferencial da MC Select é o espaço do arquiteto, que fica no segundo andar da loja. No local, há uma mesa grande de atendimento para que o arquiteto possa abrir o seu projeto e mostrar ao cliente. Nessa mesa ele conecta-se com WI-FI, uma tela grande, notebook, ipad e todas as ferramentas especializadas em arquiteturas. “Nosso objetivo é levar aos clientes a ter essa sensação. Por que o arquiteto leva os clientes numa loja de papel de parede e não tem vontade de levar numa loja de tintas. Nós fizemos uma loja para quebrar esse paradigma”, afirmou Renato.
Intertítulo: Inovações foram pensadas junto com público alvo
Se engana quem pensa que todas essas novidades saíram da cabeça da família Sá, proprietária da rede de lojas. A grande maioria das ideias surgiu com o resultado de uma pesquisa feita com pintores, famílias e arquitetos, consumidores das lojas da rede. “Uma das coisas que a gente sempre nos perguntou e os próprios fornecedores nos perguntavam era uma maneira para melhorar a experiência na compra em tinta. Acabamos convidando a arquiteta Érica Salgueiro, que foi uma das entrevistadas, e demos na mão dela a incumbência de criar algo muito novo, fazer uma loja voltada a experiência, uma loja onde o próprio arquiteto tivesse muita vontade de vir e nasceu a MC Select”, contou o diretor de Marketing.
A Loja MC Select é também a única da rede de lojas com marca exclusiva. A fabricante que topou esse desafio foi a Suvinil. “Desde que foi fundada, uma das bases da Tintas MC é ter relacionamento estreito com os fornecedores. É importante o fornecedor estar engajado junto com o lojista para tudo que a gente pensa em relação a desenvolvimento”, agradece Renato de Sá.