Artesp e Basf debatem venda direta pela internet

A direção da Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp) recebeu em sua sede, em São Paulo, um grupo de executivos da Basf para debater a polêmica modalidade de negócio recém estruturada pela empresa alemã no mercado de tintas: o fornecimento de seus produtos através do canal e-marketplace.

Participaram do encontro, realizado em no final de agosto, o gerente de Marketing, Wagner B. Kool Monteiro, o gerente de Segmento, Renato Almeida Rocha dos Santos , a gerente de vendas, Deise Cristiane Barreto,  e a responsável pela área de Pesquisa de Mercado, Marina Lessa Ferramota, além do vice-presidente, Marcos Allemann.

Os membros da diretoria da Artesp reafirmaram o desconforto sentido pelos revendedores de tintas com a alternativa de fornecimento de venda direta ao consumidor pelo fabricante.

Wagner B. Kool Monteiro apresentou um trabalho de tendências de mercado que mostra a importância da estruturação da venda via internet, considerando os indicadores de crescimento de fornecimento, ao contrário dos resultados recentes do comércio em geral. O executivo de Marketing garantiu que não haverá nenhum tipo de negligência ao canal de vendas tradicional, a loja de tintas, e que as transações efetuadas foram por empresa de comércio e não por venda direta. A Basf se comprometeu ainda em explorar o tema “venda via internet” em parceria com seus revendedores, estreitar as relações com a Artesp – com o desenvolvimento de projetos que contemplem a Associação como porta voz dos revendedores –, e iniciar o desenvolvimento de plataformas que facilitem e promovam a compra online com entrega feita pelas lojas físicas.

Já a Artesp assumiu uma posição, absolutamente inegociável, de representar e preservar os interesses do canal de vendas lojas de tintas, discordando incondicionalmente de qualquer modelo de venda direta fabricante-consumidor. Colocou-se à disposição para realizar, em parceria com a fornecedora, qualquer atividade no sentido de incrementar o negócio tintas, além de capacitar, modernizar e fortalecer o revendedor.