Como funcionam as tintas emborrachadas para fachadas e mantas líquidas para coberturas

As tintas específicas para fachadas e as mantas líquidas para coberturas possuem formulações mais emborrachadas, diferentemente das convencionais, para garantir o visual esperado e também proteger a superfície contra intempéries, mofo e algas, variações de temperatura, umidade e acúmulo de água. Os produtos emborrachados formam camadas impermeabilizantes e ao mesmo tempo flexíveis, e essa maior elasticidade permite acompanhar os movimentos de contração e dilatação de paredes e telhados.

“Tintas próprias e certificadas para fachadas são preparadas para resistir aos desgastes naturais provocados pelo sol, chuva e maresia. A camada mais espessa desse tipo de produto amplia sua resistência e durabilidade. Além disso, a tecnologia antifissura, presente nas principais tintas emborrachadas, acompanha as dilatações e contrações da alvenaria, sem fissurar mesmo em trincas de até 5 milímetros de abertura, fortalecendo as superfícies contra infiltrações. E, por serem aditivadas com algicida e fungicidas, evitam o surgimento desses microrganismos sobre o filme da pintura”, destaca Jorge Holanda, Gerente de Relacionamento Técnico do Grupo Iquine, detentor da Iquine, Hidracor e Hipercor.

Confira outros pontos importantes para a pintura de fachadas e telhados

  • Cores mais duráveis: A maior resistência desse tipo de tinta vale também para a manutenção da cor da pintura. A pigmentação das cores dessas tintas, como a Fachada Emborrachada da Iquine, por exemplo, oferece maior resistência à radiação ultravioleta, mantendo a cor e o aspecto de novo por muito mais tempo. O acabamento fosco disfarça as imperfeições das superfícies, indicado para pintura de alvenaria, bloco de concreto ou cimento amianto em áreas externas e internas.
  • Redução na temperatura interna dos ambientes: Por ter um certo brilho e cor branca, a manta líquida da Iquine, além de impermeabilizar a laje, reflete a luz solar e reduz a temperatura interna dos ambientes, mantendo-os termicamente mais confortáveis.
  • Manta Líquida x Fachada Emborrachada. Qual usar?: as tintas emborrachadas são indicadas para aplicação em áreas verticais, como paredes e muros, ideais para superfícies de alvenaria, bloco de concreto em áreas externas e internas. Outro detalhe é a ampla opção de cores para uso, como a Fachada Emborrachada, com mais de 1 mil opções de cores preparadas na máquina de cores da Iquine. A Manta Líquida, por sua vez, é indicada para aplicações horizontais e verticais como cobertura e lajes, áreas frias, baldrames, marquises, calhas metálicas, telhas cerâmicas, telhas de fibrocimento, alvenarias, concretos e a área externa dos reservatórios.
  • Como aplicar: Para aplicação da tinta Fachada Emborrachada a parede deve estar firme, limpa, seca, sem poeira, partes soltas, gordura, graxa ou mofo. Aplique 3 demãos com a tinta diluída a 10% com água. A aplicação pode ser feita com rolo de lã, trincha ou airless. A Manta Líquida da Iquine é um impermeabilizante acrílico de alta elasticidade (400%) e durabilidade. Forma na superfície uma película impermeável que evita a passagem da água. Apresenta grande resistência a pressões hidrostáticas positivas, fungos e algas. Para aplicá-la, a superfície deve estar firme, limpa, seca e sem poeira, partes soltas e sem impregnação de produtos que prejudiquem a aderência, tais como graxa, óleo e mofo. Aplique a manta com rolo de lã, trincha ou airless, diluindo a primeira demão com 10% de de água e a segunda demão aplicando pura, sem diluição. A secagem total da manta é de 72 horas.