Conheça as cores do Galo Gigante da Paz, que reina no maior bloco de rua do mundo

Evocando a união, a convergência e a gentileza entre os povos, a famosa escultura de arte contemporânea do Galo da Madrugada, que reina anualmente sobre o rio Capibaribe –  epicentro do Carnaval pernambucano – já mostra toda a sua majestade na Ponte Duarte Coelho, em Recife. Para este ano, o maior bloco de rua do mundo traz o Galo Gigante da Paz, um convite ao combate a todos os tipos de violência e preconceito.

A alegoria é assinada pelo artista plástico, designer e consultor Leopoldo Nóbrega, com produção executiva de Germana Xavier. E conta com o apoio e a consultoria de cores da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel. Ao todo, foram utilizados 720 litros de tintas, tendo suas cores representando os cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho, (América), azul (Europa) e verde (Oceania). Outro destaque é a crista do Galo que, pela primeira vez, traz o branco e prata dos foliões grisalhos e grisalhas, evocando o respeito e a inclusão no Carnaval.

“A ideia do Galo para o Carnaval deste ano surgiu a partir de temas como gentileza, ancestralidade, sustentabilidade e inclusão e se torna um mensageiro divino da esperança de paz para o nosso tempo. A obra também homenageia seres iluminados que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros. E marca, ainda, os 79 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua missão de paz pelo mundo”, pontua o artista plástico Leopoldo Nóbrega. As penas do rabo de sua majestade, por sua vez, trazem a palavra “Paz” escrita em 16 idiomas distintos.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Coral participa do Galo Gigante e traz alegria para os foliões com suas cores: “Estamos muito felizes em contribuir novamente com a confecção desse verdadeiro símbolo da cultura brasileira e recifense, dessa vez ampliando nossa participação nos eventos relacionados ao Galo da Madrugada, levando mais cor e a energia do time da Coral às festividades”, comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel. “É um orgulho colaborar com o processo de construção e escolha de cores do maior bloco de Carnaval do planeta, de acordo com o Guiness book”, completa. Este ano, além de disponibilizar as tintas, a marca também patrocina o Camarote Oficial do Galo da Madrugada.

Um trabalho de muitas mãos e muitas cores – As tintas colorem o Galo Gigante da Paz em várias estruturas da escultura de oito toneladas e 28 metros de altura. “Mais um ano em que a Coral está conosco na confecção do Galo e nas oficinas. A qualidade das tintas acrílicas base água com cores personalizadas são um diferencial. Criatividade e escolha consciente de produtos de base água, aplicados sobre lonas descartadas. Uma inovação presente principalmente na pintura das penas do manto sagrado que adorna o Galo da Paz”, comenta Nóbrega. “O vermelho presente com mais ênfase na gola faz alusão ao manto Tupinambá. Utilizamos as tintas na arte de plumaria e também na calda do Galo, com tons mais luminosos e muito branco, evocando a paz. Nas pernas, as cores dos continentes dão suporte na estrutura base, sobreposta com as Franjas da Paz, confeccionadas pelas tecelãs de Caraibeiras (Cooperativa Coopertextil), da região Pankararu. No peito, o branco também pinta os tubos plásticos que materializam a renda renascença cenográfica, além da cabeça (bico) e crista grisalha”, explica o artista plástico.

A escultura gigante do Galo foi revestida por mil penas cenográficas confeccionadas com lonas de outdoor descartado e sobre elas, pinturas artísticas, das quais duzentas unidades foram cocriadas com diferentes comunidades periféricas e grupos da terceira idade, por meio de oficinas ministradas pelo artista idealizador da obra, Leopoldo Nóbrega, e o atelier Arte Plenna.

Sustentabilidade em alta – A escultura do Galo da Madrugada ratifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a inovação de procedimentos artísticos para a promoção da sustentabilidade, por meio da adoção do upcycling. Este ano, mais de 90% do material que veste a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos, como dois mil metros de lonas de materiais publicitários, além de 10 mil CDs e DVDs doados.