Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro, com auxílio da Black Friday, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista no Brasil se recuperaram da queda de 0,3% em outubro e tiveram ligeira alta de 0,1% em novembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2022, houve alta de 2,2% nas vendas, no sexto avanço consecutivo do indicador.

O consenso LSEG de analistas projetava crescimento de 0,1% nas vendas no mês e estimava avanço de 2,1% na comparação anual. O setor acumula alta de 1,7% no ano e de 1,5% em 12 meses. O varejo nacional opera 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 1,9% abaixo do maior nível da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

Das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+18,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%).

Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro que que, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explicou que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: Tecidos, vestuário e Calçados; Móveis e Eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e Outros artigos de uso pessoal e domésticos.

“A atividade que mais cresceu foi Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, seguida por móveis e eletrodomésticos. Além da Black Friday, o fator, que mais contribuiu para o desempenho de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro, ajudando às vendas dos produtos de informática”, explicou Santos.