Tempos de volta em alto giro e as habilidades nas chicanes não são as únicas coisas que fazem a temperatura subir durante um típico Grande Prêmio de F1. Os componentes críticos que rodeiam o motor e o escape dos carros também têm de suportar o calor que pode empurrar o mercúrio para cima de 1.000°C. Então, o que pode ser feito para manter essas áreas frias?
Dê uma olha no interior do MCL60 da McLaren Racing e você notará que várias partes da área inferior apresentam o revestimento de proteção de alta temperatura Intertherm 50, da International, marca da fabricante de tintas e revestimentos AkzoNobel, que ajuda a fornecer proteção térmica ao carro. Identificado pela sua coloração prateada reveladora, o produto integra um sofisticado sistema de gestão térmica.
“Contamos fortemente com o Intertherm 50 como nosso revestimento reflexivo e resistente ao calor em geral”, afirma o engenheiro principal de compósitos da McLaren, Steve Foster. “Também aplicamos nas superfícies internas do escudo térmico – para que a face não moldada receba uma camada de Intertherm 50 como outra barreira protetora contra o calor”.
Então, o que é exatamente o Intertherm 50? Ian Fletcher, gerente sênior de produtos da AkzoNobel para revestimentos estéticos e resistentes à temperatura no negócio de revestimentos marítimos e de proteção, tem as respostas. Mas antes de entrar em detalhes técnicos, um dado curioso: uma única camada de Intertherm 50 tem apenas 25 mícrons de espessura, o que equivale a cerca de um terço da largura de um fio de cabelo humano.
“É um revestimento de silicone de película fina pigmentado com alumínio – sua cor prateada vem do alumínio”, explica Ian. “No negócio de revestimentos marítimos e de proteção, normalmente usamos o Intertherm 50 em tubos e equipamentos de processo de alta temperatura encontrados nos mercados de petróleo e gás”.
“A McLaren descobriu que o alumínio do Intertherm 50 reflete uma grande quantidade dos raios infravermelhos de calor que o atingem. Essa propriedade reflexiva é a razão pela qual você vê corredores de maratona embrulhados em papel alumínio. O calor que eles emitem é capturado dentro do cobertor, o que lhes permite regular a temperatura à medida que o calor do corpo diminui”, conta Ian Fletcher.
Embora raramente seja visto pelo público, há claramente um mundo completamente diferente – e absolutamente fascinante – escondido sob o MCL60. Por exemplo, você também encontrará uma folha de ouro ali embaixo. Mas isso é outra história.
Você terá mais sorte ao localizar os produtos Sikkens que estão sendo usados em todo o portfólio da equipe McLaren Racing, incluindo fábrica, transporte, pit lane, garagem e equipamentos. Felizmente, nenhum deles se move tão rápido quanto o MCL60!