Projeto de revitalização do G10 Favelas realiza reforma em casas de Paraisópolis

O programa de revitalização Cores da Favela, uma iniciativa do G10 Favelas, inaugurou na segunda-feira (5) a revitalização de novas casas em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, em parceria com a dsm-firmenich e a AkzoNobel, por meio de sua marca de tintas decorativas Coral. O projeto é realizado pelas startups que pertencem ao G10 Favelas, Assessora Comunidades e Revitaliza Comunidades, que se uniram para transformar casas das favelas de São Paulo e do Brasil.

Ao todo, 50 casas localizadas em frente à União dos Moradores de Paraisópolis foram reformadas com rebocos e tintas doadas pela Tintas Coral, por meio do movimento Tudo de Cor, e todo o processo foi acompanhado por um arquiteto. Mais de mil litros de tintas, fornecidas pela empresa parceira, foram utilizados, em tonalidades como Amarelo Frevo, Capim Limão, Cinza Oriental, Rosa Glamour e Azul Hexa. E para contribuir com o conhecimento, segurança e experiência dos trabalhadores responsáveis pela pintura, com apoio dos parceiros, foram disponibilizados treinamentos de segurança e técnicas como “Trabalho em Altura” e “Técnicas de Pintura”. Os materiais para a obra foram adquiridos no comércio da comunidade para fortalecer a economia local.

A ideia do projeto surgiu da experiência e das necessidades dos moradores da favela para terem melhores condições de habitação, moradia digna, segurança física, estrutural e espaços públicos de qualidade – tudo o que contribui para o bem-estar de quem vive em comunidades. O Cores da Favela tem como propósito revitalizar cerca de mil moradias em Paraisópolis e expandir para mais comunidades do Brasil.

Para Carlos Leonardo, fundador da Revitaliza Comunidades, o projeto de revitalização das casas tem trazido uma nova imagem para a comunidade, além de beneficiar os moradores com as reformas. “O Cores da Favela deu uma nova cara para Paraisópolis e o nosso propósito é expandir esse projeto para centenas de famílias de comunidades de todo o País, para que mais moradias sejam reformadas e mais pessoas tenham o sentimento de pertencimento e suas vidas transformadas positivamente”, declara Carlos.

Mais do que revitalizar casas, comércios e áreas públicas, o projeto Cores da Favela tem como propósito elevar a autoestima da população, resguardando a saúde mental e física dos moradores; melhorar a qualidade de vida, proporcionando um ambiente confortável e valorizar o bairro, fortalecendo o comércio local e fomentando o empreendedorismo.

“A dsm-firmenich é uma empresa de nutrição, saúde e beleza orientada pelo propósito de trazer a evolução por meio do equilíbrio entre o que é essencial, desejável e sustentável. Assim, ser parte de uma ação como essa, que promove o bem-estar, a sensação de pertencimento e leva a beleza das cores para uma das maiores comunidades do país, não poderia nos deixar mais orgulhosos e felizes”, diz Mauricio Adade, presidente da dsm-firmenich para a América Latina e África.

“Há mais de uma década, nos orgulhamos de poder levar inspiração e transformar positivamente a vida das pessoas por meio das cores em todo o país. Nosso Movimento Tudo de Cor já utilizou 1,4 milhão de litros de tinta para impactar quase 19 mil imóveis, além de formarmos mais de 5 mil pintores. Dessa forma, não poderíamos estar mais contentes em participar da revitalização das primeiras moradias de Paraisópolis com esse projeto que está em consonância com o nosso programa, cujo compromisso está pautado pela sustentabilidade e pelo incentivo de ações que possam contribuir para a revitalização do espaço social”, frisa Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América Latina. E complementa: “Este é um projeto que, além de todo o impacto social que promove, nasce da sinergia de duas companhias de origem holandesa que reconhecem seu papel nas regiões em que estão presentes e trabalham para fazer a diferença para a população local”.

Durante as obras, todas as etapas são executadas por profissionais contratados que residem na comunidade, para que o objetivo do projeto, de gerar emprego e renda, ocorra de fato. Além disso, com apoio das empresas parceiras, também há qualificação e capacitação de mulheres e homens para a área da construção civil, contribuindo com a profissionalização de quem quer ingressar no mercado de trabalho.