Assinado por Ricardo Abreu, o ambiente da Coral na CASACOR São Paulo exalta as camadas da vida de uma mulher de 60+ e seus reflexos na decoração

O arquiteto Ricardo Abreu participa pela quarta vez da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design das Américas. Nesta edição, que será realizada de 30 de maio a 06 de agosto, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o profissional apresenta sua mais recente criação, em uma parceria com a Coral, patrocinadora e tinta oficial do evento: a Casa Coral. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna, uma ode à coragem de se arriscar no universo das cores e em projetos que valorizem a individualidade de quem os habita.

Neste caso, o espaço, cuidadosamente projetado, foi pensado para uma mulher de 64 anos muito segura de si e de suas realizações, e que há dois anos decidiu abraçar sua verdadeira identidade, parando de pintar os cabelos e deixando de temer o envelhecimento. No seu lar, é possível entender as múltiplas nuances dessa mulher moderna, inovativa e intensa, que sempre gostou do universo lúdico das bonecas, não é adepta às convenções sociais e que deixa qualquer preconceito etarista para trás.

“A Coral é reconhecida por celebrar o uso das cores, toda a energia e as sensações que as cercam. Neste projeto desenvolvido por Ricardo Abreu, não poderia ser diferente. Provocamos as pessoas a saírem da pasteurização da decoração e fugirem das convenções, deixando que seu lar também seja uma expressão de quem elas são por dentro. Afinal, a sua casa pode ser o que você quiser”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel LatAm, fabricante da Tintas Coral. “E fazemos tudo isso apresentando um espaço que desnuda todas as camadas de uma moradora que carrega dentro de si muitas memórias de vida e uma alegria de viver reluzente e que traz para a sua morada suas lentes do que é realmente enxergar la vie em rose”, completa Zaponi, sobre o projeto neste oitavo ano de parceria da marca com a CASACOR.

Com uma área total de 225m², a Casa Coral é dividida em duas grandes células: uma social, composta por sala e cozinha integradas, e uma privativa, que inclui quarto, camarim e banheiro. O destaque principal fica para as cinco camadas de paredes, que envolvem e abraçam a residência, metaforizando as diversas camadas da vida da moradora. Em sintonia com o tema da mostra deste ano, “Corpo & Morada”, o projeto celebra a pluralidade de estilos e personalidades de cada indivíduo, representando que somos muitos em um só.

“A Casa Coral proporciona aos visitantes uma oportunidade única de explorar as diversas facetas e nuances dessa mulher, transcendo as aparências. A minha parceria com as Tintas Coral surge da escolha de uma paleta de cores incomum e ousada na decoração, centrada no rosa. Acompanhada desse desafio, surge a necessidade de reunir a ampla gama de tons em todos os cantos do projeto, simbolizando a esperança e a vanguarda feminina, na qual a liberdade de pintar as paredes de sua casa com a cor que desejar é uma afirmação de individualidade e autenticidade”, afirma Abreu.

Inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz também duas grandes elipses que conectam os ambientes, criando aberturas que se transformam em portas e janelas. Com recortes sinuosos e orgânicos, elas evidenciam as paredes com um degradê rosado, representando as diferentes fases da vida. Fazem parte da paleta da sala as cores Tarde em Veneza (predominante nas paredes), Sapatilha, Flores Empoeiradas e Vermelho Blefe.

“É um projeto que apresenta uma arquitetura diferenciada, por meio de formas e de um teto flutuante colorido, mas que também se destaca por trazer muitas cores que representam as camadas de vivência dessa persona criada. O nosso desafio é que as pessoas levem cores para as paredes e que tornem as suas casas protagonistas e um reflexo de sua personalidade”, afirma Priscila Perez, especialista em Cores para Tintas Decorativas da AkzoNobel.

Com o objetivo de criar um ambiente ainda mais acolhedor, a iluminação foi projetada para abranger todo o contorno da casa, proporcionando uma luz indireta refletida pelo forro. Além disso, pontos de luz direcionados foram estrategicamente instalados: um na sala, voltado para a área de convívio, e outro na cozinha, destinado à área de trabalho. Já no jardim, a iluminação difusa e agradável se integra harmoniosamente ao paisagismo que abraça toda a residência. Com plantas imponentes, o verde confere uma personalidade marcante ao projeto. Na área externa, a cor é a Suave Serenata.

Um dos elementos de destaque são as duas grandes elipses presentes no forro, pintadas em um tom de vermelho fechado, o Vermelho Terra, que contrasta com o ambiente rosa e proporciona a sensação de um pé-direito mais alto. As estruturas aparentes do Conjunto Nacional, juntamente com suas esquadrias originais, podem ser apreciadas, estabelecendo uma conexão visual e um diálogo com o modernismo.

Para dar o toque final, foram escolhidos os tapetes da coleção “Tapetes Urbanos”, assinados pelo escritório Ricardo Abreu Arquitetos em parceria com a by kamy. Com desenhos autorais, eles retratam recortes emblemáticos da cidade de São Paulo, nos quais projetos paisagísticos foram idealizados para reintroduzir o verde na cidade, mesmo que ainda não tenham sido realizados. Os modelos estão presentes em três ambientes: o modelo “Paraisópolis” na sala, no lounge o “Tietê” e no quarto está o “Nova Augusta”.

O mobiliário traz inovação, com peças orgânicas que harmonizam com a arquitetura e são revestidas por uma cerâmica brilhante esmaltada, resgatando a aparência do plástico, remetendo aos brinquedos que compõem as famosas casas de boneca. Essas peças estão presentes na ilha da cozinha, nas estantes da varanda, na cabeceira da cama e no banheiro. O piso, fosco, reproduz a projeção do forro, criando a mesma paginação no chão. Na sala, a cor escolhida é o verde, estabelecendo uma conexão com a área externa da casa, enquanto no quarto, o vermelho escuro cria um ambiente mais intimista. No quarto dessa moradora, o Rosa Pêssego predomina nas paredes, em uma paleta que também conta com os tons Inspiração poética, Canto da Toscana e Toque de Flauta.

Para complementar o conceito de maneira excepcional, o arquiteto selecionou artistas e peças que refletem a conexão dessa moradora com o mundo do design e da moda. Ao longo de sua vida, ela colecionou itens contemporâneos e afetivos, reunindo um conjunto diversificado de objetos que enriquecem o espaço. Além disso, a Casa Coral contém peças lúdicas e coloridas, fazendo referência aos acessórios vibrantes da vida longa e bem vivida de uma mulher. Esse colorido também aparece nas paredes e tetos.