Tintas MC compra três redes concorrentes em Santa Catarina

A rede de franquias Tintas MC ganhou destaque no site da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios por ter comprado três pequenas redes de lojas em Santa Catarina para ampliar a marca no estado. O investimento total de R$ 10 milhões trouxe para o negócio cinco lojas da Colormar, duas da Casa da Pintura e duas da Bigaçu. Entram na conta também duas franquias Tintas MC que foram recompradas pela marca e se tornaram lojas próprias. Assim, a marca assume a operação de 11 lojas, no total.

De acordo com a matéria, as novas operações abrem caminho para a empresa nas cidades de Florianópolis, Biguaçu e São José. De acordo com Renato Sá, CEO da rede, o investimento levou cerca de um ano para ser concluído. “Santa Catarina é um dos estados que mais têm crescido no nosso segmento, com uma série de projetos de construção civil. Esperamos ter o retorno desse investimento em até 24 meses, e estamos monitorando outros estados”, disse na entrevista.

A Tintas MC passa a ter 19 lojas na região Sul do país. A estimativa é que a conversão de layout nas novas operações seja concluída ainda no primeiro semestre.

Mais sobre franquias de casa e construção

A Tintas MC tem 59 anos de existência e há seis anos aderiu ao modelo de franquias. Com as aquisições, a marca opera 85 lojas próprias e 106 unidades franqueadas — a marca bateu a barreira das 100 na virada do ano. O crescimento corresponde a um avanço de 32% sobre 2021.

De acordo com o texto, novas aquisições podem ser anunciadas em breve. A Tintas MC tem olhado para empresas do ramo que são tradicionais, que operam com fornecedores parecidos e que representem uma oportunidade de ganho de mercado. Todo esse crescimento tem um alvo certo: os estímulos à construção civil que podem derivar de programas como o relançamento do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Como grande parte das empresas que operam no nicho de reformas e construção, a Tintas MC experimentou um crescimento vertiginoso ao longo de 2020, impulsionado pelo distanciamento social, que motivou o boom de obras residenciais. No ano passado, mesmo com a acomodação da demanda, o nicho cresceu em vendas. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de casa e construção faturou R$ 15,9 bilhões em 2022, um avanço de 7,4% em relação ao ano anterior.

No entanto, diferentemente de outros setores, a venda por canais digitais se ateve ao WhatsApp. O aplicativo ganhou importância no dia a dia das lojas físicas, mas o e-commerce corresponde apenas a 1% do faturamento da marca.

Para este ano, a meta é chegar a 140 franquias, um crescimento de quase 40%. “Planejamos atingir 350 franquias e 150 lojas próprias em 2026”, afirma. O Nordeste deve receber boa parte dessas lojas, com dez inaugurações previstas só em Fortaleza (CE). Sá quer ter 200 operações nos estados da região nos próximos anos.

O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 400 mil. A rede também opera com o modelo de conversão de bandeira — quando uma loja independente se torna franquia —, que demanda um aporte em torno de R$ 100 mil.