Fábrica de tintas decorativas da Basf em Pernambuco avança em produção sustentável em parceria com a Fundação Espaço ECO

Uma campanha iniciada na fábrica de tintas decorativas da BASF, em Jaboatão dos Guararapes (PE), pretende tornar os processos de produção mais sustentáveis. A iniciativa, chamada Jaboatão+Ecoeficiente, é fruto de uma parceria com a Fundação Espaço ECO, uma consultoria para sustentabilidade instituída e mantida desde 2005 pela BASF, com foco em práticas que diminuam o impacto ambiental e aumentem a produtividade dentro de uma gestão de melhoria contínua.

Rebeca Venâncio, analista de Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO, conta que os estudos feitos para a fábrica buscam medir os benefícios das boas práticas que vêm sendo implementadas. “Entre algumas das ações já realizadas na unidade estão a reutilização de mais de um milhão de litros de água na produção e a mudança da matriz de energia, agora 100% renovável”, diz.

A fábrica substituiu 100% de sua matriz energética para fontes renováveis, reduzindo em um ano cerca de 98% das emissões de CO2. O resultado foi possível graças ao certificado global (International Renewable Energy Certificate), plataforma internacional que possibilita a transação de certificados de utilização de energia renovável.

O estudo Jaboatão+Ecoeficiente analisou o ciclo de vida da produção das tintas decorativas Suvinil e Glasu!, além de resinas utilizadas no desenvolvimento dos produtos. As avaliações são feitas levando em conta toda a cadeia produtiva: do reaproveitamento das matérias-primas à melhoria da logística; do consumo de energia elétrica e água ao acabamento do produto.

A partir disso, é possível obter um levantamento dos indicadores mais importantes para levar a unidade a ser mais sustentável. “A implementação desse programa na fábrica trouxe uma visão inovadora para a liderança e para os colaboradores, que se dedicam, diariamente, a fazer a diferença para que a produção de tintas e resinas tenha cada vez menor impacto ambiental”, conta Ricardo Gazmenga, diretor de operações de tintas decorativas da BASF.

A unidade da BASF em Jaboatão dos Guararapes é responsável pela produção das tintas decorativas Suvinil e Glasu! à base água, além de ser o principal centro logístico de distribuição da companhia para os mercados das regiões Norte e Nordeste e possuir no local um Centro de Treinamento da Suvinil, com o objetivo de contribuir para qualificação da mão-de-obra no setor. A fábrica, presente há mais de 40 anos no munícipio, possui capacidade produtiva de 30 milhões de litros por ano e conta com cerca de 180 colaboradores, somando postos de trabalho diretos e indiretos.

Gazmenga conta que a iniciativa Jaboatão+Ecoeficiente contribui para o atingimento das metas de sustentabilidade da BASF em direção à neutralidade climática. “Queremos zerar nossas emissões líquidas de CO2 globalmente até 2050. E até 2030, reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa em 25%, tendo como ano base 2018”, afirma.

O programa Jaboatão+Ecoeficiente dá continuidade à iniciativa pioneira da BASF iniciada em sua fábrica de tintas decorativas, em São Bernardo do Campo (SP) que, a partir deste ano, passa a ser realizada em suas duas fábricas de tintas no Brasil, visando medir e otimizar processos de produção com foco na melhoria contínua e na implementação de uma gestão cada vez mais ecoeficiente.

Além dessas ações, a fábrica de Jaboatão dos Guararapes também é Zero Aterro, o que significa que 100% dos resíduos gerados no processo de produção tem uma destinação mais sustentável do que aterros sanitários, como compostagem, reciclagem e coprocessamento, contribuindo para o uso inteligente dos recursos naturais e a redução de emissões.

O investimento em novas máquinas também é parte desse processo. Em parceria com a Jungheinrich — fornecedora de equipamentos intralogísticos -, foi realizada na unidade a troca de empilhadeiras e rebocadores à combustão para modelos elétricos, movidas à bateria de lítio e, consequentemente, menos poluentes. A troca possibilitou uma redução de mais de 54 toneladas de emissões de carbono na atmosfera, o equivalente ao plantio de 3.488 árvores – para compensar essas emissões caso não houvesse a substituição dos equipamentos.

Impacto social – Com o objetivo de gerar impacto positivo para as comunidades onde está presente, a BASF também patrocina projetos de engajamento social voltados para empregabilidade, educação científica e educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade.

Entre outras ações, em novembro, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), foi realizada a terceira edição da campanha “Doe alimentos para quem tem fome”, com o objetivo de alcançar cada vez mais pessoas em situação de insegurança alimentar na comunidade do Areeiro, no bairro Prazeres. Em conjunto com a Associação dos Moradores do Areeiro, a iniciativa contribuiu para o projeto “Mães da Favela”, com a doação de cartões para que as famílias possam comprar o que precisam nos locais mais próximos de suas comunidades, fomentando pequenos comércios locais.

Para toda a campanha, BASF doou em 2022 mais de R$ 1 milhão para a compra de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade na América do Sul.