Campanha da Coral mostra que obra é, sim, lugar de mulher

“Obra é lugar de homem”, “Mulher não dá conta de pintar” e “Mulher não tem força física”. Com essas frases a Coral inicia, esta semana, a sua campanha “Coral Mulheres na Cor” que mostra que obras, como qualquer outro lugar, também são espaços para as mulheres. Com veiculação no ambiente digital, o filme, feito em parceria com a agência VMLY&R, conta histórias reais de algumas moradoras da comunidade Jardim Colombo, no complexo Paraisopólis, que integram o programa de capacitação da Coral feito para torná-las pintoras profissionais e incentivar a representatividade no mercado de trabalho.

A iniciativa da AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, contou com o apoio de grandes parceiros, proporcionando às mulheres um curso de pintura de obra de mais de 200 horas no SENAI, especialização em efeitos especiais na Academia Coral, bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme, ferramentas manuais e elétricas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A ação, que tem a tagline #RenoveComElas, quer ajudar a transformar positivamente índices tais como: “Taxa de desemprego entre as mulheres é 55% maior que a dos homens” (Fonte: IBGE/2022) e “Mulheres ganharem 19% menos que os homens” (Fonte: IBRE/FGV 2021).

“O projeto, que só foi possível com os nossos parceiros, selecionou moradoras do bairro do Jardim Colombo, parte do complexo de Paraisópolis, em São Paulo. Ele pretende mudar a história dessas mulheres por meio da capacitação, ao mesmo tempo em que incentiva uma maior representatividade feminina nesta área de pintura, que ainda hoje é prioritariamente masculina”, disse Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marca e Cores da divisão latino-americana de Tintas Decorativas da AkzoNobel.

Com dois minutos e trinta segundos, o filme conta a história de mulheres reais, como Júlia dos Santos e Ana Paula Laurindo, alunas formadas pela primeira turma do programa, que enfrentaram os desafios e obstáculos e alcançaram seus objetivos. De maneira testemunhal, a produção mostra como o projeto transformou a realidade dessas e de outras mulheres e as formou como pintoras profissionais. Confira o filme completo neste link.

Além do filme, a campanha estendeu as opções da plataforma Páginas Coloridas, serviço que conecta pintores a potenciais clientes, com a sessão Renove Com Elas, que convida a sociedade a contratar mulheres para trabalhos de pintura. Por meio do endereço, dedicado exclusivamente ao mercado feminino, é possível encontrar profissionais próximas em São Paulo, solicitar orçamento e fechar negócios de pintura.

“Mais que um job, foi uma experiência singular prestigiar a união vitoriosa entre marca, parceiros do programa e essas mulheres. Não há nada mais inspirador para a criação que ver nos olhos das novas profissionais e seus familiares a perspectiva de um futuro repleto de cores e possibilidades. Temos muito a agradecer a Coral por fazermos parte disso e concebermos juntos uma campanha corajosa, real e renovadora”, disse André Barreiros, diretor de Criação da VMLY&R.

Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.