Pintura de piso: acerte na escolha da tinta

A pintura do piso se tornou tendência em arquitetura e decoração graças à sua versatilidade na criação de novas estéticas ao ambiente, além de uma ótima opção para modernizar superfícies desgastadas, como pisos de azulejo, cerâmica ou cimentada. A renovação da superfície com o uso de tintas atrai também pela praticidade e economia, afinal a aplicação dispensa quebra-quebra e pode ser feita sobre o piso existente.

O colorido das tintas realça a beleza de escadas, varandas e áreas externas, cenários que, muitas vezes, ficam escondidos em meio a outras decorações do ambiente. Ao planejar a renovação do espaço, avalie o tipo de material existente na superfície para que a tinta utilizada seja própria para esse piso.

Pisos porosos com intensa movimentação de pessoas e de veículos, por exemplo, necessitam de uma tinta com formulação ainda mais especial no que se refere à resistência, acabamento e durabilidade, ideal contra impactos e intempéries, por exemplo. A tinta acrílica reforça a impermeabilidade na aplicação, além de durabilidade e resistência, também são indicadas para o revestimento de pisos e cimentadas em áreas internas e externas.

“Tintas específicas para piso, como a Diapiso Super-Resistente, da Iquine, possui alto teor de sólido, que a torna impermeável, conferindo à película grande durabilidade e resistência ao intemperismo, exposição ao sol, tráfego de pessoas e veículos, inclusive os pesados. Essas tintas próprias para piso, mais do que ajudar na conservação da superfície, estão totalmente integradas à montagem do cenário do ambiente, pois hoje é possível obter, por meio do sistema tintométrico, a tonalidade exata entre as milhares de opções de cores”, explica Jorge Holanda, Gerente de Relacionamento Técnico do Grupo Iquine.

Alguns cuidados são importantes na pintura do chão. Um ponto importante para renovar o piso com excelência é a preparação da superfície. Essa etapa requer limpeza cuidadosa do piso para remover resíduos e outros contaminantes.

Os processos de aplicação e preparação da superfície são tão importantes quanto a escolha da tinta ideal para pintura da superfície. O piso deve estar firme, limpo, seco, sem poeira, sem partes soltas, gordura, graxa ou mofo. A presença de um profissional é importante para que o resultado final seja perfeito.

“Para pisos com problemas de descascamento, saponificação, pintadas com cal ou não-curadas, é recomendado também nivelar a superfície. Produtos compostos por emulsão vinil-acrílica, como o Fundo Preparador De Paredes Base Água, da Iquine, nivelam o piso, permitindo que a tinta aplicada posteriormente tenha um ótimo acabamento final”, conclui o profissional.