Basf apresenta nova coleção de Tendências de Cores Automotivas 2022-2023

Todos os anos os designers da Divisão de Tintas da Basf desenvolvem um estudo de tendências de cores automotivas com o objetivo de inspirar outros designers no mundo todo. A nova coleção 2022-2023, chamada New Array, vem com tonalidades inovadoras com um foco ainda maior em sustentabilidade e funcionalidade, seguindo ainda em direção a espaços de cores novas e excitantes.

O título New Array refere-se ao processo cuidadoso de sistematizar valores e de resposta a novas necessidades. Pense que é como estar em uma escada. É um tipo de transporte que não pertence ao andar anterior nem ao seguinte, levando o passageiro a um espaço liminar intermediário. Esta coleção mergulha nesse espaço visando o futuro da mobilidade.

“A América do Sul está muito bem representada neste estudo com uma cor muito elegante, influenciada por elementos naturais e metais preciosos, e que traz uma energia natural e inspiradora”, comenta Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul.

A cor chave para a América do Sul, chamada Cosy Values, traz um bege acobreado e tem um brilho cintilante que se adequa muito bem em carros de menor porte, que são populares na região. A cor ostenta o orgulho da inovação artesanal, com a delicadeza e o cuidado para realçar ao máximo o que o espaço pode oferecer.

Américas – Visões de progresso

A sociedade está lutando com sua tensão direcional, seja para se mover em uma estética radicalmente diferente sem perder o contato com aparência sofisticada e efeitos atraentes. Visões de progresso emanam das cores das Américas com profundidade, textura e compatibilidade. Expressões de opções naturais e simplificadas convidam tanto indivíduos quanto comunidades a abraçar espaços liminares.

“Lidando com uma infinidade de emoções e condições associadas tanto às identidades individuais quanto comunitárias, pode-se encontrar consolo e aceitação além dos limites típicos da vida tangível”, diz Liz Hoffman, diretora de Design Automotivo para as Américas. “Passar pela incerteza liminar pode, em última análise, proporcionar bases e oportunidades para vislumbrar o futuro”.

EMEA – As portas das possibilidades estão abertas

As cores da Europa, Oriente Médio e África atingem alta cromaticidade com novos pigmentos espetaculares, permitindo novas tonalidades lindas e intensas. Os tons mais escuros são finos e suaves. As tonalidades de cores neutras brincam com um visual virtual, adicionando informações de cores sutis. Os efeitos estão lá para apoiar a ideia e a impressão visual.

“Em geral, a identidade é mostrada não apenas por meio da singularidade, mas também na capacidade de sutilmente estender o caráter único de diversas posições ou efeitos de cores”, explica Mark Gutjahr, diretor de Design de Cores Automotivas, EMEA.

Ásia Pacífico – Em um espaço liminar

Estando em um espaço liminar, as cores da Ásia Pacífico nos trazem conforto, felicidade, diferenciais e soluções que refletem a individualidade humana, que está se expandindo e ganhando importância. Elas mostram às pessoas como viver suave e vividamente com suas próprias narrativas.

“As cores da Ásia Pacífico moldam um futuro positivo e realista. Elas desenham sua própria história, permitindo que você se alinhe com sua identidade colorida longe das pressões sociais”, comenta Chiharu Matsuhara, diretor de Design Automotivo da Ásia Pacífico.

Especialização em Cores da Divisão de Tintas

Todos os anos, os designers da Divisão de Tintas da BASF estudam as tendências futuras que utilizam como base para o desenvolvimento da superfície, da textura e das posições de cor. Eles se inspiram na indústria, na moda, nos produtos de consumo, na natureza, e em muito mais. Esta pesquisa é compartilhada com os clientes da BASF, os designers automotivos, a fim de conduzir futuros planos de produção em massa.