PSQ de Tintas Imobiliárias completa 20 anos

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias (PSQ) completa 20 anos nesta terça-feira (13). Iniciativa coordenada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o principal objetivo sempre foi garantir a qualidade das soluções — tintas, vernizes e massas — desenvolvidas para o setor imobiliário.

“O PSQ é um marco revolucionário no mercado de tintas. Ele normatizou os produtos, ele identificou as indústrias comprometidas em oferecer o melhor para o consumidor”, afirmou Salvador Nascimento, Diretor de Operações a Associação Brasileiras dos Revendedores de Tintas (Abrart). “É importante sempre lembrar que é um processo contínuo, com auditorias frequentes, sem aviso prévio para garantir a reprodutibilidade dos índices de qualidade auferidos”, completou.

Segundo Salvador, “para o lojista, significa tranquilidade de comprar e vender o seu produto, pois ele tem a certeza de que aquele produto está garantido pro uma entidade do setor. Nada melhor do que uma entidade do setor para auferir a qualidade do produto, como bem está colocado no Código de Defesa do Consumidor”.

Referência para o Governado Federal, o programa busca oferecer mais segurança aos consumidores do segmento de tintas. Para isso, funciona por meio da participação voluntária, em que as marcas realizam o cadastro para os produtos serem analisados e obterem um certificado.

Por isso, além de analisar a qualidade de produtos e serviços do segmento, segundo especificações técnicas, a iniciativa procura assegurar às marcas cadastradas que a qualidade dos produtos é atingida e mantida. Da mesma forma, dá segurança de que as soluções estão em conformidade e atendem às expectativas dos compradores.

O PSQ trata-se de um programa de pesquisa que realiza análises frequentes e sistemáticas dos atributos das tintas. Dessa forma, a iniciativa atesta que as composições estão de acordo com o exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Fundado em 2002, o programa é gerido pela empresa TESIS e segue o regimento do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC). Ao longo desses 20 anos, já garantiu que cerca de 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no país atendessem aos rigorosos padrões de qualidade.

Assim como outros programas setoriais de qualidade, o PSQ – Tintas Imobiliárias proporciona maior credibilidade às marcas frente aos clientes. Ou seja, ao obterem um certificado de qualidade, as empresas garantem que os produtos atendem aos requisitos para a venda no mercado.

Além disso, para os consumidores, o PSQ pode servir como um diferencial para a escolha das tintas. Assim, eles têm mais confiança para tomar a decisão, optando pela opção em conformidade.

Como verificar quais marcas estão cadastradas no PSQ?

Afinal, como consultar o PSQ para verificar quais marcas estão cadastradas? Para ter segurança na hora de adquirir os produtos, é possível consultar a lista de empresas participantes no próprio site do programa Tinta de Qualidade. Para isso, basta acessar o relatório sensorial mais recente!

Você também pode conferir a lista de cadastro no site da Abrafati. As informações estão disponíveis na aba “Qualidade”, assim como os detalhes mais recentes a respeito da iniciativa.