Suvinil revela a cor do ano de 2023

Como estamos nos sentindo nesse momento? Essa é a pergunta que norteia o Suvinil Revela 23+, o estudo anual de tendências e cores que a marca já publica há mais de 10 anos. Batizada de O Poder das Cores, a pesquisa, liderada pelo terceiro ano consecutivo pelo consultor de cores e diretor criativo Michell Lott, e com ambientes assinados pela diretora de arte Natalia Martucci, traduz em 26 cores divididas em 5 paletas os principais aspectos comportamentais da nossa sociedade, as tendências nacionais e globais, e convida a uma reflexão sobre como as cores influenciam o dia a dia das pessoas.

         Dentre elas está a cor de 2023, Calcita Alaranjada, tom inspirado no mineral homônimo. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos. Equilibrar os sentidos foi a chave para a escolha. Depois de Eclipse, a cor de 2022, um verde cítrico e amarelado que simbolizou a fusão entre universos naturais, digitais e surreais; e Meia-Luz, cor de 2021, um rosa avioletado inspirado no pôr-do-sol que vimos pelas janelas durante os dias mais intensos da pandemia, chega a hora de seguirmos em frente com a energia de uma cor que traz otimismo e segurança ao mesmo tempo.

Especialmente depois do turbilhão que passamos nos últimos anos – e continuamos passando – a marca estimula o público a encontrar refúgio nos sentidos: assim como navegamos pela vida sentindo a simplicidade dos cheiros, dos gostos e das texturas, podemos usar nossa inteligência cromática para criar um ambiente ao nosso redor favorável às nossas emoções. Por isso, cinco grandes temas ilustram os principais sentimentos que assolam as pessoas nesse momento. A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; e A Cibernética convidam a uma autoanálise que ajuda a encontrar a paleta perfeita para cada situação.

“Traduzir o sentimento dos tempos que vivemos em cores é um desafio muito gostoso e importante, pois estamos em uma fase emocionalmente intensa e com muitas mudanças acontecendo. Por isso, para 2023, trazemos uma pitada de humor em todos os âmbitos, desde o nome das paletas até a forma como apresentamos o material ao público. A cor do ano define bem nossa necessidade. Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2023.  

Sobre Calcita Alaranjada

Mesa de madeira com vaso de flor

Descrição gerada automaticamente

Ambiente que materializa Calcita Alaranjada

Poltrona  @sergiojmatos; vasos @nicoltomazi e @osergiocabral;

mesa de centro @lucas.recchia para @firmacasa;

banco @humbertodamata; tapetes @bottehtapetes

Vivemos o presente carregando uma bagagem do passado, mas à espera do que ainda está por vir. E como imaginar o futuro? Nós gostamos de pensar no melhor caminho. Por isso, a nossa cor do ano é a Calcita Alaranjada – um laranja terroso que nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais – mas que também traz a energia da novidade, como os laranjas que marcaram a efervescente e futurista década de 1970. Calcita Alaranjada é uma pedra reenergizante e purificadora, que equilibra as emoções, elimina o medo e combate a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial. 

Uma imagem contendo no interior, mesa, em pé, frente

Descrição gerada automaticamente

Ambiente que materializa Calcita Alaranjada + Suvinil Core da Terra

MESAS LATERAIS @nydiarocha_atelier; SOFÁ @estudio_ambrosio;

TAPEÇARIA @brunaoctaviano na @universo.produtos;

TAPETE @aveia.tapecaria na @feiranarosenbaum

Junto da cor do ano, a Suvinil lança um produto que já era desejado há muitos anos. Calcita Alaranjada chega em versão inédita, com pigmentação 100% mineral, em uma edição limitada. Suvinil Cores da Terra é um produto feito de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição.

“O Suvinil Revela reforça a presença e o poder das cores em todas as esferas da vida. Ele materializa uma das principais missões de nossa marca, sendo um estudo 100% brasileiro que traduz nossas histórias por meio das cores, como ferramenta facilitadora da jornada de pintura. Para 2023, construímos o estudo em um formato mais simplificado e prático. Além da cor do ano, contaremos com uma curadoria exclusiva com cinco paletas que facilitam o processo de escolha da cor, apresentando essa trajetória de forma ainda mais autônoma e intuitiva ao consumidor”, comenta Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil.

Conheça O Poder das Cores:

“Pareço exausta – e estou mesmo”. Como diz o meme, a quantidade de informações e novidades do mundo têm deixado muita gente esgotada. Por isso, a paleta A EXAUSTA traz cores claras, leves e dessaturadas que estimulam o descanso mental e nada mais.

O mundo está mudando – e as novas possibilidades de viver e ser feliz levam os novos românticos a acreditarem no futuro. A paleta A OTIMISTA traz tons felizes e inspirados na natureza que vão pintar as paredes com cores revigorantes. Ora luminosas, ora intensas, permitem contrastes cromáticos que nos estimulam a tomar uma atitude em relação à vida.

Mesmo com qualquer crise, aprendemos com a recém adulta geração z a fazer uma declaração de Felicidade Radical! A EMPOLGADA é uma paleta com tons vibrantes equilibrados por outros mais leves ideal para injetar uma dose dopamina em qualquer espaço.


Os tons pastel se tornaram a paleta oficial da tecnologia. Em A CONECTADA, abraçamos a realidade conectada para trazer cores leves e dessaturadas que ajudam a desacelerar, trazem a sensação de organização e nos inspiram um futuro harmônico

O verde-cítrico e o prateado-metálico criam uma ponte cromática que nos leva direto ao metaverso na paleta A CIBERNÉTICA. Nuances escurecidas de lilás e verde evocam a imensidão do espaço sideral ou de oceanos profundos nunca explorados. O laranja-terroso traz um novo elo sustentável entre o ancestral e o futurismo, e um azul brilhante, que faz referência à cor do céu.

Suvinil Revela 23+ na DW!

Suvinil Revela 23+ marca presença na 11ª edição da DW!  – Semana de Design de São Paulo. Além de trazer as cores de 2023 em toda comunicação visual do evento, a Suvinil, traz a instalação O PODER DAS CORES, assinada por Michell Lott em parceria com a designer têxtil Paola Muller. Ambientes imersivos com a paleta do ano que vem convidam o público a sentir a energia das cores e a conhecer os novos tapetes criados por Paola em parceria com a marca sustentável Fio Bonito.

Serviço: Suvinil Revela 2023 na DW!

Data: De 6 a 11 de setembro (6 e 7 preview para convidados e 8 a 11 aberto ao público)

Horário: Das 10 às 17h

Endereço: Rua João Moura, 503 – Pinheiros – Sobreloja, interfone 13*

*Estacionamento próximo, por conta do visitante. 

**Importante: A exposição acontecerá no ambiente de shooting do Revela 2023. A experiência será incrível para todos os convidados, mas lembramos que o local não conta com estrutura completa de eventos.