Quais são as cores da Casacor São Paulo 2022?

Com o tema Infinito Particular, para celebrar seus 35 anos, a Casacor São Paulo trouxe sua edição comemorativa para o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. E, pelo sétimo ano consecutivo, a Coral é parceira da maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Tinta oficial do evento, está presente em 61 ambientes, mostrando a versatilidade das cores, efeitos e técnicas de pintura em paredes e tetos, do neutro aos tons terrosos e coloridos, das paredes lisas às texturizadas, ripadas ou com formas orgânicas. Confira, abaixo, uma seleção de ambientes da mostra, fonte de inspiração para os mais variados estilos.

Sem dúvida o ambiente mais colorido dessa edição da mostra é a Casa Coral, projetado pelo arquiteto Marcelo Salum, que se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer para fazer um ambiente com muita decoração afetiva, que contam a história da dupla por meio de objetos e, principalmente, as estampas inesquecíveis criadas por eles, cheias de brasilidade, tecidos que aparecem em cortinas, sofás e almofadas. De volta à moda, os arcos lembram a arquitetura da saudosa loja Larmod fundada pelos homenageados. Assim como a obra de Attilio e Gregório foi baseada em cores, Salum apostou nelas para compor a Casa Coral, um espaço de cerca de 250 m2 que reproduz uma casa com atelier, lavabo, sala de estar e sala de jantar. O arquiteto escolheu os seguintes tons para o espaço: Melodia Suave (A Cor do Ano do ColourFutures 2022), Mistério de Oceano, Conto Infantil, Desfile de Carnaval e Calor do Fogo.

Com o conceito de sempre trazer cores, vida e alegria para as pessoas, outro arquiteto que ousa na combinação de tons é Sig Bergamin, nome consagrado na história da CASACOR. Em seu Artsy Lounge, essa sua marca registrada de harmonizar cores aparece em tonalidades especiais de laranja e azul, que criam contraste com o padrão de pau ferro presente na marcenaria. Estão lá as cores Maravilhas Gregas, Licor de Laranja, Ouro e Preto, tintas que contrastam com o piso de mármore com paginação nada óbvia e com a paleta dos móveis, objetos e vasos de flores imponentes.

No Bar Caracol de Pedro Luiz de Marqui, as cores na parede e piso são o Cinza Médio e o Concreto. Conceitos como distorção, brutalidade, miragem e vibração norteiam o projeto. Verde escuro, cinza, rosa e roxo compõem a paleta do espaço, que tem, ainda, toques de metalizados para trazer um clima futurista. É nesse ambiente que o projeto Cores do Mundo desembarcou na CASACOR São Paulo. Com o apoio da Tintas Coral e da ONG Estou Refugiado, o artista-plástico congolês Lavi Kasongo, que fugiu do seu país em função da guerra, criou um painel de 22 metros intitulado “Alma Colorida da Cidade”. A dupla do Plantar Ideias, Luciana Pitombo e Felipe Stracci, que assina a praça em frente ao bar, também participou dessa ação.

Projetado por Wesley Lemos, o estúdio de 37m² AMORphous marca a estreia do arquiteto e designer baiano na edição paulistana. O espaço foi pensado para um casal que ama arte contemporânea, design brasileiro e literatura. A paleta de cores prioriza os tons terrosos, do marrom ao tom de areia, é fortemente destacada pela forma orgânica AMORphous que foi projetada nas paredes e teto com a cor Pote de Argila, contrastando com a neutra Pelicano. Destaque para o revestimento do piso Travertino Nacional no estado natural e firme, que cria um ambiente fluido, que inclui rodapé alto de 40 cm e se transforma em banco e aparador. Amor, ancestralidade e beleza são traduzidos nas formas, texturas e objetos do ambiente, com lançamento de uma linha de móveis assinada pelo arquiteto e designer nordestino. O projeto reflete a interlocução com o design arte erudito e popular que caracteriza o trabalho de seu escritório.

Baño Tulum, projetado por Joe Filho Arquitetos, se divide em duas partes – uma antessala e as cabines reservadas para uso dos visitantes –, onde a leveza dos materiais deixa o ambiente ainda mais acolhedor. Como o próprio nome do espaço dá a dica, a cidade mexicana famosa por sua beleza natural é a inspiração dos estreantes na CASACOR São Paulo Joe Filho e Talitha Cassettari. A entrada em formato de arcos e a paleta neutra, com nuances de bege e areia, remetem ao cenário magnífico das praias de Tulum. Os revestimentos seguem a mesma composição cromática, marcada ainda pela presença da pedra madeira amarela bruta natural, capaz de emanar uma estética rústico-chique, como denominam os arquitetos. Combinando com esses materiais, a Textura Design, da Coral, remete à areia e às texturas naturais desse cenário paradisíaco de Tulum. Branco Europeu e Pinheiro Natalino foram as cores escolhidas.

A Casa Eté assinada pelo escritório Todos Arquitetura, dos sócios Maurício Arruda e Fábio Mota, conta com área social ampla com sala, cozinha, jantar, home office e varanda, além da suíte completa. Ela revela aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente às casas do interior que muitos de nós temos na memória, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções. Destaque para o Sunken Sofa. Recurso muito utilizado nos anos 1970, no qual o sofá fica rebaixado, possibilitando uma experiência mais imersiva, informal e acolhedora, é um dos pontos principais do ambiente, influenciando em outros diversos aspectos arquitetônicos. Esta é uma casa 100% design brasileiro, incluído móveis, iluminação, tapetes e tecidos. Nas paredes e tetos, foram utilizadas as cores Bronze Palm Springs e a refrescante Melão Verde.

Quer ver mais ambientes inspiradores? Para compartilhar toda a criatividade dos profissionais consagrados e novos talentos apresentados nos ambientes projetados para o evento, a Tintas Coral se uniu ao Pinterest, plataforma de inspiração. Visite o perfil da Tintas Coral e acesse a pasta Coral na CASACOR. A Tintas Coral também instalou Pin Codes – códigos QR próprios do Pinterest – em ambientes da CASACOR São Paulo 2022 para o acesso rápido à pasta com mais referências separadas por tons e espaços específicos.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2022
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022 Horário de funcionamento:
Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h
Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

Informações Gerais

O evento Casacor está em concordância com as normas sanitárias vigentes. Todos os protocolos de segurança e higiene deverão ser cumpridos por todos os visitantes e staff, sem exceção.

Apresentação de carteirinha de vacinação COVID-19 – de acordo com a legislação local vigente.

Fácil acesso à mostra via metrô Consolação – Linha 2 Verde.

Não é autorizado o uso de equipamentos profissionais como, tripé, luz e acessórios para captação de imagem/foto/vídeo durante a visita.