PPG anuncia a Cor do Ano de 2022

Depois de um ano sem poder sair de casa e poucos momentos de vida real em 2020, moradores, designers, arquitetos e gerentes de instalações anseiam por autenticidade, natureza e interação humana significativa após vivenciarem um mundo predominantemente digital. A PPG apresentou a sua Cor do Ano de 2022: Olive Sprig (PPG1125-4) – um verde acinzentado elegante, natural, versátil e altamente adaptável, essa cor representa regeneração em um mundo pós-pandemia, imitando a resiliência da natureza.

A Olive Sprig é um verde relaxante, mas atraente, que emula a sensação calmante da aloe vera ou de uma planta perfumada – iluminando qualquer espaço com vitalidade orgânica. Uma cor versátil que funciona bem tanto no interior quanto no exterior, Olive Sprig combina com quase todos os ambientes.

“Após um ano de quarentena, a maneira mais fácil de mudar a mentalidade é mudando o ambiente. E agora que estamos começando a trocar as calças de moletom por sapatos e as receitas feitas em casa por jantares em restaurantes, nossas preferências por cores de tinta também começam a mudar, tanto em espaços residenciais quanto comerciais”, diz Amy Donato, Gerente Sênior de Marketing de Cores da PPG Tintas. “Os adeptos do “faça você mesmo”, administradores de imóveis, designers e arquitetos estão deixando de lado as paletas rígidas e neutras de antigamente e optando por cores em todas as formas. Você pode chamar de rebelião, mas certamente estamos vendo o ressurgimento de cores otimistas para nos guiar em uma nova era de design doméstico.”

Apropriada para ser combinada com materiais naturais, a Olive Sprig fica linda com elementos arquitetônicos exclusivos e móveis com formas arredondadas, criando um espaço confortável e natural. A cor pode ajudar a criar um santuário em um quarto, estimular foco em um escritório, oferecer um cenário neutro perfeito para uma loja ou restaurante e criar um refúgio natural em hotéis. A Olive Sprig também combina perfeitamente com detalhes em metal e tons de madeira em uma ilha ou armários inferiores de cozinha. Moradores, designers, arquitetos e outros clientes de pintores profissionais também podem se inspirar com essa cor utilizando azulejos esmeralda do chão ao teto em um banheiro, colocando um luxuoso sofá de veludo verde na sala de estar ou enchendo a casa de plantas de várias formas, cores e tamanhos.

Além disso, após a intensificação do trabalho remoto e do ensino a distância, os moradores mudaram de espaços com conceito aberto para quartos individuais para conseguir privacidade e separar a vida profissional da pessoal. Para os que precisam de um pouco mais de separação, pintar uma parede ou cantinho com uma cor diferente do restante do cômodo é um projeto simples e acessível que pode transformar instantaneamente um espaço e ajudar a criar limites em sua casa que mudarão e se adaptarão, assim como a nossa vida.

No Workshop Anual Global de Previsão de Cores da PPG, nossos especialistas descobriram que os consumidores têm a tendência de adotar escolhas mais coloridas após difíceis pontos de inflexão ao longo da história, frequentemente vistos durante a década de 1920 ou após a Grande Depressão. Como parte dessa história cíclica, a PPG está vendo o otimismo pós-pandemia infiltrar-se nos espaços comerciais e residenciais de design para que muitos possam criar uma sensação de escapismo. Assim como as tendências da década de 1920 foram marcadas por opulência, metais, madeiras ricas, camadas, cores pesadas e formas angulares, a decoração doméstica de hoje está se inspirando nas eras de arte, escultura e arquitetura da Antiguidade, Barroco e Renascimento. Acredita-se que esse toque colorido reflita uma rebelião otimista, um sinal de expressão pessoal ou autocuidado calmante.

Resiliência, a necessidade de conexão e inspiração a partir da natureza foram temas recorrentes no Workshop Global de Previsão de Cores da PPG. Esse evento anual reúne mais de 30 estilistas globais de cores da PPG dos setores automotivo, aeroespacial, de eletrônicos e de tintas domésticas. Ao longo de vários dias, os estilistas analisam passarelas, estilos de vida, dados demográficos, geografias, eventos globais e inspirações sociais interculturais para determinar quais cores serão tendência e representarão a previsão global de cores da PPG, inclusive a Cor do Ano de 2022 da PPG.

Com o tema Horizonte, que representa nosso estado atual de esperança, reflexão e recomeço na era pós-pandemia, os especialistas em cores da PPG identificaram três paletas de cores com que os moradores, designers, arquitetos e gerentes de manutenção de instalações e imóveis se identificarão em 2022:

Invaluable: A paleta Invaluable culmina em uma rica biblioteca de referências culturais para imaginar seu lugar perfeito no mundo de hoje. Inspirando-se no Gatsby da década de 1920 para criar a paleta glamorosa do presente, esta história de cores não teme ser ousada. Com base em tons ricos como Gooseberry , Castle Stone e Ancient Copper da PPG, a paleta Invaluable traz profundidade e calor ao espaço. Combine essas cores com madeiras escuras ricas e toques de metal para realmente aumentar o drama – especialmente em residências, restaurantes ou hotéis.

Introspective: A história das cores Introspective é para aqueles que priorizam o autocuidado e apreciam os prazeres simples da vida. Crie um espaço sereno e íntimo com cores como Tea Time, Peace, Silver Service e Pine Whisper da PPG, que complementam o conforto calmante da Olive Sprig. Esses tons são perfeitos para consumidores domésticos, mas cheios de emoções, que buscam criar um retiro etéreo no quarto, um espaço de escritório sério ou dar um toque colorido a uma cozinha com tons neutros.

Inspired: Pessoas atraídas pela paleta Inspired não gostam de ser pressionadas! Esses tons estimulantes certamente aumentam o volume de qualquer espaço e enchem de energia otimista aqueles espaços que mais precisam – como uma entrada marcante, uma loja com ambiente exclusivo ou uma brinquedoteca inspiradora. Cenote, Aloha e Lettuce Alone da PPG oferecem vivacidade e imitam verdes e azuis da alta tecnologia que certamente chamarão a atenção. Tons quentes como Paris Pink, Coral Silk e Crushed Pineapple são escolhas perfeitas para o pintor confiante, social e aventureiro que deseja espalhar alegria, acolher a mudança e se libertar de designs minimalistas de anos anteriores. A Olive Sprig da PPG funciona como um neutro silencioso nessa paleta para fixar o contraste de cores mais ousadas e brilhantes.