PPG oferece portfólio completo de pinturas especiais para customização automotiva

A pintura especial tem o poder de transformar um veículo em uma peça única, seja com uma cor vibrante, seja com um acabamento diferenciado – como o efeito perolizado ou o verniz fosco. Com as escolhas certas, é possível refletir a personalidade do dono na lataria do carro.

O público que busca esse tipo de pintura é seleto e pertencente ao nicho de customização de veículos. Esse segmento ainda está em desenvolvimento no Brasil, mas vêm crescendo a procura por cores personalizadas e projetos de customização de carros. A tendência tem impulsionado o mercado de pintura e repintura, que busca oferecer o que há de mais novo em termos de tecnologia e acabamentos.

A PPG, fabricante mundial de tintas e revestimentos, possui uma ampla gama de pigmentos especiais para customização e projetos especiais que possibilitam os mais diversos tipos de efeitos em termos de cor, além de complementos que conferem um acabamento diferenciado. “Nosso portfólio conta com vernizes fosco e semibrilho, além de vernizes glamour, que conferem um aspecto de brilho profundo à pintura. Temos ainda ferramentas para ajuste de cor de alta tecnologia, que garantem produtividade na execução dessas pinturas”, diz Fabricio Vieira, Diretor de Comercial e de Marketing de Repintura Automotiva América Latina Sul da PPG.

Anualmente, a empresa produz uma pesquisa global de tendências de cores automotivas. Isso permite que a PPG desenvolva pigmentos e tecnologias que atendam às expectativas do mercado e influenciam diretamente os projetos especiais desenvolvidos no segmento de customização.

Não existem regras para a customização. Porém, antes de partir para a transformação do veículo é importante encontrar um profissional qualificado que utilize as técnicas apropriadas para esse tipo de pintura. Além disso, a manutenção precisa ser adequada ao tipo de acabamento aplicado. “No caso de um acabamento específico, como um verniz fosco, a pintura requer cuidados. Você não realiza o polimento de uma pintura fosca nem aplica ceras ou outros produtos que mudem seu aspecto”, acrescenta Fabrício Vieira.

A Hot Company Brasil, empresa especializada na restauração de automóveis antigos no segmento hot rods e antigos originais, utiliza o portfólio PPG desde 1998 para repintura automotiva. A oficina utiliza diferentes pigmentos e complementos para personalizar os mais diversos projetos.

Segundo Alexandre Benevides, proprietário da Hot Company Brasil e protagonista do Garagem Hot Rod na Discovery Turbo, o mercado de customização reflete a individualidade e não é possível indicar uma única tendência. “O que sabemos é que existe uma correlação entre projetos e as cores utilizadas. Normalmente, carros clássicos são pintados com cores escuras. Os Hot Rods (carros das décadas de 1910, 1920 e 1930 que são modificados) possuem cores mais vibrantes ou gráficos com efeitos diferenciados. É muito importante ressaltar que cada projeto estará totalmente relacionado ao gosto pessoal do dono do veículo”, finaliza.