Tintas Palmares instala Ponto de Entrega Voluntária de latas de tintas em Bertioga (SP)

A Tinta Palmares lançou na última sexta-feira (2) um Ponto de Entrega Voluntaria (PEV) de latas de tinta pós consumo na unidade de Bertioga, no litoral paulista. O PEV faz parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas de cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), organizado pela Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp), pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).



“O objetivo é garantir que as embalagens vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem serem descartadas no meio ambiente e gerando valor para toda a cadeia de reciclagem, especialmente para os catadores”, afirmou Jeanderson Ricardo Santnaguita, proprietário da Tintas Palmares e presidente da Artesp.

O plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental, assinado em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público de São Paulo; a Artesp, a Abeaço, e a Abrafati definiu a implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) na Baixada Santista. A primeira fase do programa começou por Santos, Guarujá, São Vicente e Itanhaém. Na segunda fase, que começou este ano, a instalação dos pontos foi ampliada para os demais municípios do litoral sul de São Paulo: Bertioga, Cubatão, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.


“Existem outras lojas de tintas, em São Paulo e em outras regiões do Brasil, dispostas a participar. A estruturação ficou prejudicada pelas restrições em decorrência da Covid-19, mas estamos acompanhando os processos e a estrutura será ampliada. De fato, é um caminho sem volta. E nos orgulhamos de participar disso”, garantiu Salvador Nascimento, diretor Operacional da Artesp. “Nós esperamos dentro em breve ampliar este programa para todo o Brasil”, completou.

Papo de lojista

A logística reversa foi tema do último Papo de lojista. Se você perder, veja abaixo: