Artesp orienta revendedores a negociar contratos de aluguel com vencimento próximo

Os revendedores de tintas que são locatários de imóveis devem ficar atentos aos reajustes dos aluguéis. Em março, por exemplo, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 2,94%. Com o resultado, o índice acumula alta de 8,26% no ano e de 31,10% em 12 meses. Em março de 2020, o índice havia subido 1,24% e acumulava alta de 6,81% em 12 meses. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

“Quem tem contratos de aluguel com vencimento para março deste ano terá mais de 30% de reajuste. É um absurdo. Os lojistas precisam negociar com o proprietário a melhor forma para ambas as partes, uma saída seria adotar outro índice de reajuste, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), como referência para reajustes anuais dos novos contratos de aluguel”, sugeriu Ricardo Jeandreson Ricardo Santaguita, presidente da Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp).

O objetivo da troca é evitar os impactos negativos para inquilinos e proprietários causados pelas distorções do IGP-M, o padrão de mercado, especialmente em momentos de crise como o atual.

Por sua composição, o IGP-M sofre grande influência do câmbio, o que explica sua alta volatilidade. E, mais uma vez nos últimos meses, contribuiu para o descolamento de outros índices de inflação, como o próprio IPCA, que é o indicador oficial do país.