O relatório de popularidade de cores automotivas de 2020 da PPG
indica a continuidade do crescimento dos tons de azul, que subiu para 9% da
participação global de cores – um aumento de 1% em relação a 2019.
A tendência reforça a previsão de cores automotivas da PPG em 2019, que
antecipava que as vendas de automóveis azuis aumentariam nos próximos quatro
anos. Os especialistas da PPG acreditam que a pandemia de Covid-19 provavelmente
aumentará ainda mais a preferência pela cor.
“A COVID-19 fez com que consumidores se concentrassem em seus desejos e
prioridades”, afirma Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG
para as Américas. “O azul é uma cor otimista e reconfortante, que
transmite confiança, confiabilidade, segurança, recuperação e esperança. Também
está associado à natureza, limpeza e tecnologia voltada para o futuro”.
Embora o azul tenha se mantido estável na maioria das regiões, houve um aumento
de 1% nos mercados da Ásia-Pacífico, representando praticamente todo o
crescimento global da cor. Na América do Norte, o azul detinha 10% da
participação nas cores, mas se tornou ainda mais popular em minivans, carros
compactos e carros esportivos. O azul já responde por 15% do segmento de carros
esportivos da região.
Na Europa, o azul ocupa 11% do mercado. As vendas de veículos azuis de luxo, de
médio porte e subcompactos cresceram 1% em todo o continente no ano passado. Na
China, a compra de veículos subcompactos azuis aumentou 4% e de carros azuis de
médio porte 2%, porém, a preferência pela cor caiu 6% nas minivans.
À medida que o movimento em direção ao azul continua, Yeomans espera que a cor
apareça em tons mais vívidos ou dessaturados, tons luxuosos das profundezas do
mar e tons com uma leve influência de turquesa.
“Tons azul-água de inspiração digital combinam versatilidade com uma
sensação de juventude e um espírito novo”, explica Yeomans. “O
surgimento do mercado de veículos elétricos (EV) também impulsionará o
crescimento de tons vibrantes e efeitos interessantes, como cores mutáveis.
Também estamos vendo o azul ser utilizado mais amplamente em acabamentos,
logotipos e outras aplicações em acessórios”.
A demanda do consumidor e a necessidade de acomodar tecnologias de direção
autônoma ajudaram o branco a permanecer a cor mais popular do mundo. Enquanto a
preferência pelos tons de branco caiu 1% em relação a 2019, os tons sólidos e
metálicos da cor atingiram 34% dos carros comprados em todo o mundo em 2020, de
acordo com o relatório da PPG. Isso foi verificado em 41% dos automóveis da
região Ásia-Pacífico, um aumento de 1% em relação a 2019, e 36,5% na América do
Sul, onde a demanda caiu 2,5%. Na América do Norte, o branco metálico saltou
substancialmente no segmento de carros de luxo, de 21% no ano anterior para 38%
em 2020.
“Os tons de branco também refletem o desejo dos consumidores por
simplicidade refinada e versatilidade em tempos turbulentos”, explica
Yeomans. “Além dos brancos perolados e metálicos, já muito populares,
antecipamos uma nova dimensão de estilos em branco no mercado automotivo,
criando um toque aconchegante e sofisticado, tais como tons cremosos de marfim
ou tons ósseos e efeitos cerâmicos. O branco também é altamente compatível com
as emergentes tecnologias de radar e LiDAR, possibilitando os veículos
autônomos”.
Combinados, os tons de verde, azul e outros tons naturais representaram 16% da
participação global de cores automotivas. Esse número é consistente em todas as
regiões, exceto na América do Sul, onde o branco, o prata, o preto e o cinza
praticamente eliminam esses tons.
“O vermelho é uma cor consistente e um importante segmento no mercado
automotivo, mantendo-se estável em 8% mundialmente”, afirma Yeomans.
“Essa cor ganhará um novo impulso com as inovações de EVs devido à sua
natureza de destaque e sua associação com modelos esportivos. Ano após ano,
vemos maior interesse em tons vermelho cromáticos intensos”.
Mantendo-se estável em 18% em comparação a 2019, o preto manteve sua popularidade
como cor central devido à sua versatilidade e potencial de design dramático.
“Efeitos e acabamentos que incorporam tons de preto permitem revelações
artísticas na maneira como as cores se combinam, destacando tons ocultos e
adicionando um toque dramático às possibilidades de novos pigmentos e
acabamentos desenvolvidos nessa família de cores”, conclui Yeomans.
Globalmente, uma ligeira diminuição na popularidade do prata foi equilibrada
por um aumento correspondente na preferência pelo cinza. Os tons de prata
caíram de 15% em 2019 para 12% em 2020. Os tons de cinza aumentaram de 10% para
12% no mesmo período.
A PPG prevê que o cinza permanecerá uma cor básica popular para os estilistas
automotivos, impulsionados pelo ressurgimento de materiais de concreto e pedra,
além do apelo contínuo dos tons de cerâmica e metal. A paleta do cinza mudará
para tons mais quentes com influências do castanho, enquanto tons de cinza
flexionados em azul manterão sua modernidade.
A influência da natureza também será aparente nos estilos prateados, de acordo
com os especialistas da PPG. Tons mais quentes e mais orgânicos refletirão
ainda mais as preferências atuais dos consumidores, ao mesmo tempo que se
alinham com a natureza altamente compatível dos tons mais claros, incluindo os
tons de branco, com as novas tecnologias de radar e LiDAR.
Como a PPG cobre mais superfícies do que qualquer outra empresa, e suas cores
de tinta são distribuídas em mais de 70 países, o desenvolvimento das
tendências de cores é um esforço global e intercultural. A colaboração entre
mais de 20 especialistas em cores da PPG proporciona a criação das tendências
de cores da empresa e as preferências do consumidor, resultando em uma voz
unificada no direcionamento das cores.
Os estilistas de cores da PPG em todo o mundo são especializados nos setores
que envolvem eletrônicos, arquitetura, automotivo e aeroespacial. Esses
especialistas analisam o comportamento do consumidor, as tendências de
materiais de construção, as preferências de bem-estar e muito mais para
realizar uma previsão acurada de cores, ressoando e refletindo as atuais preferências
do consumidor, abrangendo culturas, regiões e mercados.
Para mais informações sobre o relatório de popularidade de cores automotivas da PPG, visite news.ppg.com/2020automotivecolor. Para mais informações sobre as tendências de cores de revestimento arquitetônico da PPG, visite news.ppg.com/2021colortrends. A versão em português da pesquisa de popularidade de cores automotivas da América Latina está disponível no link www.i-mpr.com/s/0210/68.pdf