Uma ação de co-branding entre a AkzoNobel/Tintas Coral, a
Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Embraer deu origem ao avião mais colorido da
América do Sul. Chamada de Ararinha Azul, a aeronave poderá ser vista no céu do
Brasil ainda neste mês. A pintura especial, arte do grafiteiro Pardal, é um
convite para a reflexão sobre a importância da proteção da biodiversidade. Além
disso, estão planejadas outras ações de sustentabilidade, impacto social e
restauração de espaços públicos da Tintas Coral – marca da empresa holandesa –
por meio do movimento Tudo de Cor.
Ao mesmo tempo em que compartilha com a Azul sua experiência em proteção e
poder transformador das cores, a AkzoNobel tem, nessa parceria, a oportunidade
de mostrar toda a tecnologia existente nos seus produtos e nos seus processos
de pintura – algo que a maioria das pessoas ainda não conhece. A companhia é
líder global no segmento aeroespacial, além de atuar em diversos setores.
“Contamos com soluções que permitem que uma tinta resista às condições mais
extremas na Terra e até em outros planetas, como Marte. Também temos
tecnologias que fazem com que uma tinta ajude a economizar combustível de
embarcações e gerar créditos de carbono”, conta Daniel Geiger Campos,
presidente da AkzoNobel para a América do Sul. “Colocar a Tintas Coral como
parceira nesse projeto é mostrar para os nossos consumidores que a mesma
empresa que fabrica soluções de alta tecnologia para pintar um avião fornece as
tintas para a sua casa. São produtos diferentes, com atributos e necessidades
distintas, mas que seguem os mesmos padrões de qualidade, excelência e
investimento em inovação”, explica Campos.
“Esse é o avião mais belo que já vi em toda a minha vida. É um orgulho para nós
poder voar essa aeronave, que é o maior avião já fabricado no Brasil e com a
pintura mais complexa e colorida do país. O Ararinha-Azul é uma grande
homenagem à fauna e à flora brasileiras e se torna um grande presente para
homenagear nosso país, que é tão grande e belo quanto esse equipamento. Vamos
colorir os céus do Brasil com o Ararinha e temos certeza de que nossos clientes
estão ansiosos para voar nele e para desfrutar do conforto dessa belíssima
aeronave”, destaca John Rodgerson, presidente da Azul.
“Quando a Azul nos trouxe a proposta da pintura, ficamos muito animados com o
desafio técnico e ainda mais levando essa mensagem tão importante de
preservação da fauna brasileira para todo o mundo”, disse Francisco Gomes Neto,
presidente e CEO da Embraer. “A entrega à Azul de mais um E195-E2, que é o mais
eficiente e sustentável da categoria, é também importante porque mostra uma
recuperação da aviação no Brasil. Temos certeza de que a aviação regional e o
emprego do tamanho correto de aeronaves serão fundamentais na retomada do
setor”.
O começo – A ideia de unir as marcas em um projeto surgiu de uma reunião
informal entre executivos da Azul e da AkzoNobel, no segundo semestre de 2019.
Nesse encontro, ficou clara a conexão entre as empresas na pintura de aviões.
De um lado, estava a prática da Azul em lançar aviões temáticos, de outro a
expertise da AkzoNobel em oferecer a mais alta tecnologia em tintas
aeroespaciais e desenvolver cores para aeronaves com pinturas especiais em todo
o mundo. Projetos personalizados com os produtos da multinacional holandesa já
coloriram aviões da China Southern Airlines, Fuji Dream Airlines, SAS e All
Nipon Airways. No Brasil, a AkzoNobel forneceu as cores para a iniciativa
Profit Hunters, da Embraer, que transformou aeronaves em um tigre, uma águia e
um tubarão.
Juntas, as duas empresas se uniram à Embraer e decidiram celebrar esse encontro
pintando o avião mais colorido da América do Sul. A ideia saiu do papel ao
encontrar um propósito ainda maior: apoiar o projeto Ararinha na Natureza,
conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
e a Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), da Alemanha,
que se reuniram com a nobre missão de reintroduzir e proteger a ararinha-azul,
espécie considerada extinta em ambiente natural desde 2000, para repatriar
cerca de 50 dessas aves em seu habitat natural.
Paralelamente, a Tintas Coral levou – por meio do movimento Tudo de Cor – sua
experiência em sustentabilidade e impacto social à Curaçá, na Bahia, cidade que
é a terra natal das ararinhas-azuis, com um centro de reprodução e soltura
construído para o recebimento das aves em março de 2020. Em parceria com a
prefeitura local, o Tudo de Cor está revitalizando a igreja matriz e o Teatro
Raul Coelho, o segundo mais antigo da Bahia. A convite da AkzoNobel, o
grafiteiro Pardal foi à Curaçá pintar, em uma casa centenária do centro
histórico, um mural inspirado na arte que ilustra o avião Ararinha-Azul.
A Tintas Coral planeja, ainda, uma série de ações para celebrar o lançamento do
Ararinha-Azul, como a distribuição de kits especiais de Teste Fácil – a
ferramenta da Coral para testar as cores de forma rápida e prática, com tinta
de verdade, em uma pequena embalagem com rolinho embutido –, em aeroportos
espalhados pelo Brasil, além de campanha digital. O projeto também deu origem a
uma coleção especial de cores, a paleta Ararinha-Azul, composta por cinco tons
de azul utilizados na pintura da aeronave: Celeste Azul, Azul dos Andes, Azul
Tibet, Olho Grego e Escrita Antiga.
Por dentro da pintura – Especialista em usar o poder das cores para transformar
ambientes, lares, espaços públicos e comunidades, a Tintas Coral, ao lado da
Azul, nomeou o grafiteiro, diretor de arte do mercado publicitário e designer paulistano
Pardal para dar vida e cor ao Embraer 195 E2. Foi a primeira vez que Pardal
teve um projeto estampado em uma aeronave. O grafite saiu da paisagem urbana e
chegou ao céu, em uma arte que traduz todo o significado dessa homenagem, rica
em detalhes, e que convida a uma divertida caça ao tesouro. Juntamente com o
mapa do Brasil, seis ararinhas e um pardal (símbolo do artista) compõem a arte,
que também conta com os valores da Azul Linhas Aéreas em um emaranhado de
palavras. As caldas coloridas das ararinhas remetem às cores e à identidade
visual da Tintas Coral.
A partir da definição da arte, o laboratório da AkzoNobel localizado dentro da
Embraer fez um estudo para a escolha de 58 cores, sendo 28 delas desenvolvidas
exclusivamente para o projeto. O processo de pintura do avião contou com 10
profissionais da Embraer e levou 20 dias. Para reproduzir no avião este
multicolorido leque de tons, foi utilizado o sistema Base Coat Clear Coat
(BCCC) Aerodur 3001/3002, largamente aplicado em aeronaves comerciais da
Embraer e de outros fabricantes mundiais do segmento de aviação. A Embraer 195
E2 também utiliza o primer de última geração da AkzoNobel, sendo uma solução
amigável ao meio ambiente e que oferece uma resistência excepcional à erosão,
corrosão e fluidos hidráulicos, além de garantia formal de brilho e cor por
oito anos.
2020-12-09