A Brasilux Tintas está iniciando uma nova campanha de
alcance social, chamada Verde Esperança, com a qual espera contribuir para que
muitas vidas sejam salvas. É uma ação realizada em parceria com o Hospital de
Amor, com sede principal em Barretos (SP) e uma das maiores referências no
tratamento do câncer no Brasil.
A campanha consiste em divulgar a linha Verde Esperança, acrílico premium do
segmento imobiliário, cujas embalagens foram especialmente desenvolvidas para
que parte da venda de cada lata/galão seja revertida mensalmente para o
hospital.
São diversas possibilidades de tons de verdes, dos mais diferentes matizes e
para todos os gostos, que estarão à disposição do consumidor. Assim, pintar um
muro, uma parede, um espaço qualquer com a tinta Verde Esperança representará
ganho para o hospital de Amor.
Mirela Jabur, gerente de Marketing da Brasilux, explica que essa é uma
iniciativa inédita no setor de tintas e inserida dentro da proposta de
responsabilidade social da empresa, no chamado “marketing de propósito”, em que
as duas partes se beneficiam. “No caso da empresa, nossa expectativa é
trabalhar dentro do propósito da organização, que está ligado ao bem-estar e
dentro deste pilar poderemos ajudar àqueles que precisam. E o hospital, por seu
lado, ganha fôlego para ampliar o tratamento aos pacientes e salvar mais vidas.
A Brasilux já vem de uma experiência bem sucedida com o Hospital de Amor.
Em 2019, por exemplo, dentro das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de
prevenção ao câncer, a empresa destinou uma parcela das vendas de suas tintas
ao hospital. “Mas a campanha Verde Esperança será bem mais abrangente”.
A campanha, estrelada pela jornalista e apresentadora Renata Fan, funcionará de
forma integrada e abrangente, incluindo múltiplos canais, desde a mídia
tradicional (impressa, rádio, televisão), redes sociais, rádio, outdoors e
placas de estrada, depoimentos de arquitetos, de pacientes do hospital, ações
com influenciadores e outras atividades pontuais.
Para estimular o interesse pela linha Verde Esperança, os pontos de venda
receberão banners, displays, selos e fitas para os clientes. Também serão
distribuídos cofrinhos, nos quais os clientes das lojas podem depositar contribuições
espontâneas para o hospital. “Queremos estar associados à ideia de uma empresa
que ajuda a salvar vidas e fazer com que todos os nossos clientes se sintam
parte desta campanha do bem”, afirma Mirela. A campanha, diz ela, não tem prazo
de duração: a intenção é torná-la duradoura. E a aposta é tão forte que a
empresa até registrou o direito ao nome “Verde Esperança”. A campanha Verde Esperança leva a assinatura
da agência Motor Propaganda, localizada em Araraquara (SP).
Larissa Mello, coordenadora do Departamento de Captação de Recursos do Hospital
de Amor, está muito confiante nos resultados da campanha. “É uma ação tão
completa e encorpada que nos surpreendeu. Estamos aprendendo muito com a
Brasilux, até para ampliar a nossa política de captação de recursos para o
hospital. E considerando a experiência com parcerias corporativas, a Brasilux
foi um dos maiores destaques até agora”, afirma. Além disso foi uma novidade,
vinda de um setor inesperado. “Acreditamos que esse olhar diferenciado pode
atingir muita gente que normalmente não atingiríamos, e conseguir seu
engajamento”.
Em geral, diz ela, as empresas fazem ações específicas, pontuais. “A campanha
da Brasilux é de uma grande maturidade e abrangência e temos muita confiança de
que possa abrir novas frentes em outros segmentos”.
Larissa diz estar orgulhosa do fortalecimento dessa parceria, em especial
devido à forte credibilidade das duas partes.” Estamos recebendo o suporte de
uma empresa brasileira, de um segmento inusitado e um envolvimento profundo.
Não só a Brasilux se propôs a nos dar respaldo financeiro, abrindo mão de parte
do seu lucro, como está divulgando nosso projeto junto a diversos canais, como
por exemplo colocando cofrinhos nas lojas para atrair doadores individuais”.
Essa ajuda é fundamental porque, como destaca, o hospital tem um custo alto, de
R$ 40 milhões mensais. Funcionando em todo o País, e totalmente gratuito, o
hospital recebe um aporte do SUS de cerca de 35% dos custos, de modo que todo
mês a instituição precisa correr para arrecadar aproximadamente R$ 25 milhões
para se manter. Em princípio, os recursos que virão da campanha Verde Esperança
serão utilizados na manutenção da instituição e na ampliação de serviços e
equipamentos oferecidos.
Um nome com significado – O Hospital de Amor era conhecido até bem recentemente
como Hospital do Câncer de Barretos. Fundado há 58 anos, o Hospital do Câncer
tornou-se referência nacional de qualidade no tratamento, humanização e muito
afeto para com os pacientes. Com o passar do tempo e a ampliação das unidades
para outros Estados, decidiu-se buscar um novo nome, menos restrito
geograficamente. E assim, em 2017, o publicitário Washington Olivetto, com base
em uma pesquisa feita por ele, mostrou que o amor era a característica mais
marcante da instituição, que passou então a chamar-se Hospital de Amor.
Hoje o hospital atende pacientes de todas as regiões brasileiras, com unidades
de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa. Possui 7 unidades de
tratamento espalhadas em 4 Estados, 3 unidades fixas de reabilitação (uma delas
em construção) e 27 unidades moveis de prevenção. Atende cerca de 6 mil pessoas
por dia, 100% de forma gratuita. Em 2019
foram realizadas 24.351 internações, 252.544 quimioterapias e 1.047.440
atendimentos. A instituição reúne 380 médicos e mais de 3.800 funcionários,
contando com reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e
cuidado humanizado. Suas unidades hospitalares estão localizadas em Barretos e
Jales, as duas no Estado de São Paulo, além de uma terceira em Porto Velho
(Rondônia). Ainda este ano entrará em funcionamento a unidade de Palmas
(Tocantins).
Além de ações como as da Brasilux e outras parcerias, o hospital depende muito
das contribuições da sociedade para manter seus programas. Os interessados em
ajudar podem acessar o site hospital.ww.hospitaldeamor.com.br, onde existe um
espaço para quem quer enviar projetos de parceria (que são analisados por um
comitê) ou fazer doações por depósito bancário, boleto ou cartão de crédito.
2020-10-22