Voluntários da Basf auxiliam na construção de moradias em comunidade de Santo André

Um grupo de voluntários da Basf auxiliou na construção de uma casa emergencial para uma família da comunidade de Cata Preta, em Sando André (Grande São Paulo), neste final de semana. A ação foi organizada pela ONG Teto e faz parte de um projeto de fortalecimento comunitário, que inclui iniciativas de educação, capacitação profissional e fomento produtivo, formação de lideranças comunitárias e financiamento parcial de projetos comunitários.

Para a construção da moradia, os voluntários da Basf trabalharam em conjunto com os moradores da comunidade. A casa construída durante o evento foi feita de painéis pré-fabricados de madeira e tem 18 metros.

ONGTeto“Faz parte da cultura da Basf apoiar projetos que tragam valor à população e às cidades nas quais a marca atua. Nós já tínhamos o conhecimento de que vários colaboradores da empresa usavam o tempo livre como voluntários em diferentes causas. Participar da ação desenvolvida pela ONG Teto foi, portanto, mais uma forma de colaborar em um projeto social”, ressaltou Thiago Caixeta, consultor de Sustentabilidade Corporativa da Basf.

“Ver a felicidade no rosto de uma família foi o que nos motivou a realizar esse trabalho. Não é possível mensurar o aprendizado que levamos conosco com essa atividade”, afirmaram Bruno Granja e Luana Cantagesso, integrantes do projeto de voluntariado da Basf.

Programa de Voluntariado da Basf

A ação realizada com a ONG Teto é uma das iniciativas que integram o programa de voluntariado da Basf. Lançado em maio de 2016, o projeto visa promover a troca de experiências, estimular novas ações e criar uma rede de agentes de transformação na empresa.

Para atingir tais objetivos, foram criadas comissões de voluntários, compostas por colaboradores que já possuem experiência ou têm interesse em participar de atividades do tipo. Atualmente, cinco grupos já foram formados nas unidades Demarchi, Morumbi e Guaratinguetá, no Brasil, e República e Tortuguitas, na Argentina, com a responsabilidade de elaborar projetos e traçar estratégias de mobilização.